Pesquisar este blog

18 maio 2022

Alesp cassa mandato do deputado Artur do Val (MBL) por fala machistas contra ucranianas em março deste ano

O plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) decidiu nestas terça-feira (17) pela cassação do mandato do ex-deputado estadual e integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) Arthur do Val após falas machistas vazadas por ele, em março deste ano, durante uma visita à fronteira da Ucrânia, segundo ele, para prestar apoio aos refugiados que saiam do país por conta da invasão e ataques da Rússia.

No áudio, enviado por Arthur do Val a um grupo de amigos, ele disse, dentre outros impropérios, que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. O pedido de cassação foi defendido em relatório enviado na semana passada pelo deputado estadual Delegado Olim (PP-SP) ao Conselho de Ética da Alesp. O parecer ressalta que Do Val é “reincidente em faltas disciplinares”.

Do Val, também conhecido como Mamae Falei, renunciou ao mandato em abril, numa manobra para tentar evitar a continuidade do processo, mas com a votação de hoje, além de perder de fato o mandato, fica inelegível por oito anos. A votação terminou com 73 votos a favor, nenhum contra, e zero abstenções.

*Difusora de Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário