Pesquisar este blog

13 fevereiro 2026

FELIPE GUERRA/RN: HOMICÍDIO É REGISTRADO NA ZONA RURAL

Um crime de homicídio foi registrado na noite desta quinta-feira 12 de fevereiro de 2026, no sítio Taboleiro, localizado na zona rural do município de Felipe Guerra, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações da Polícia Militar, o homem identificado como Luís Eduardo Leite da Costa, de 30 anos, mais conhecido como Pepêta, que residia no bairro Cruz de Almas, em Apodi, estava em uma casa de propriedade de “VanVan de Tetelêta” quando criminosos chegaram em um veículo modelo HB20, de cor prata.

Do lado de fora da cerca, os suspeitos abriram fogo contra as três pessoas que estavam na residência. Houve troca de tiros: VanVan teria revidado e fugido, deixando para trás sua esposa e Pepêta.

Na tentativa de escapar, Pepêta correu em direção a uma cerca, mas foi atingido por um disparo no braço ao tentar pular o cercado. Ao cair, um dos criminosos entrou no quintal e efetuou novos disparos. Apenas um tiro acertou a vítima, na região da cabeça, causando sua morte imediata.

De acordo com a polícia, Luís Eduardo tinha diversas passagens pelo sistema prisional por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Ele era apontado como integrante da facção Guardiões do Estado (GDE), originária do Ceará.

Após o crime, os autores picharam um poste próximo com as siglas da facção rival, o Sindicato do Crime do Rio Grande do Norte (SDC), indicando que o homicídio pode estar relacionado à disputa entre organizações criminosas pelo controle do tráfico na região. A Polícia Militar isolou a área até a chegada da equipe da Polícia Científica do RN, que realizou os procedimentos periciais. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Pau dos Ferros.

O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Felipe Guerra, que já solicitou perícias para identificar os autores e esclarecer as circunstâncias do crime.

*Fonte: Fim da Linha 

LEMBRETE IMPORTANTE!!! HOJE TEM ATENDIMENTOS EM APODI!!!

Lembrando a todos que nesta Sexta-feira, dia 13/02/2026 é dia de atendimento.

APODI
De 8:00 as 12:00h
Cuide da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes.

Secretário indicado por Walter pede exoneração

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, Tecnologia e da Inovação do Rio Grande do Norte (SEDEC-RN), ex-prefeito de Apodi Alan Silveira (MDB), anunciou em suas redes sociais que pediu exoneração de seu cargo à governadora Fátima Bezerra (PT) nesta quinta-feira.

Ele estava à frente da pasta há oito meses.

“Saio com a certeza de que fiz o meu melhor, com dedicação e empenho”, afirmou.

A saída de Alan é mais um desdobramento do rompimento do vice-governador desafeto Walter Alves com o PT de Fátima, desde que o emendebista anunciou apoio ao prefeito mossoroense Allyson Bezerra (União Brasil) na disputa pelo Governo do RN.

*Do Jornalista Saulo Vale 

MEC define calendário nacional de matrícula na residência médica

A matrícula de médicos selecionados em programas de Residência Médica (PRM) deverá ser feita diretamente pela instituição credenciada entre os dias 10 de fevereiro e 31 de março, para ingresso no primeiro semestre; ou entre 10 de agosto e 30 de setembro, para o segundo semestre.

O calendário que padroniza nacionalmente os períodos de matrícula e das atividades da especialização médica foi determinado na Resolução nº 1/2026, publicada pelo Ministério da Educação (MEC) nessa quarta-feira (11).

Residência médica

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação voltada para médicos, caracterizada por treinamento em serviço (especialização prática) em hospitais ou unidades de saúde, sob supervisão. A formação de médicos especialistas pode variar de dois a cinco anos, conforme a área da medicina.

A aprovação na residência médica confere ao médico estudante o título de especialista para o exercício profissional.

Datas fixas

Pelo cronograma estabelecido pela Resolução nº 1/2026, as residências médicas têm datas fixas para começar e terminar as atividades, divididas por semestres.1º semestre: começa em 1º de março e termina em 28 de fevereiro (ou 29 em anos bissextos) do ano seguinte;
2º semestre: começa em 1º de setembro e termina em 31 de agosto do ano seguinte.

As comissões de Residência Médica (Coremes) das instituições credenciadas devem realizar os ajustes necessários para garantir o cumprimento da carga horária mínima e dos períodos de férias previstos na legislação.

Desistência automática

A resolução ainda estabelece que se o residente matriculado não se apresentar ou não der uma justificativa formal em até 24 horas após o início das atividades da residência (ou seja, até o dia 2 de março ou 2 de setembro de cada ano), será considerado desistente.

Nesses casos, a instituição poderá convocar, no dia seguinte, o próximo candidato aprovado, respeitando a ordem de classificação.

Troca de residência

A resolução também disciplina a possibilidade de mudança de residência médica, o que pode ocorrer, por exemplo, quando o candidato tem a intenção de trocar de especialidade médica, nesse processo de aprendizado.

Pela resolução, o residente com matrícula ativa em uma residência por mais de 45 dias somente poderá ingressar em outra residência médica para o qual tenha sido selecionado, se tiver formalizado a desistência do programa anterior, dentro dos prazos de início e término do semestre.

Não é mais permitido ter duas matrículas ativas ao mesmo tempo, exceto se o médico estiver no último semestre da residência atual e for concluir a tempo de iniciar a próxima.

Pré-requisito

Para quem vai fazer uma residência médica que exija outra anterior (pré-requisito), o prazo máximo para apresentar a declaração de conclusão ou título de especialista (registrado no Conselho Regional de Medicina com número de registro de especialista), é 15 de março ou 15 de setembro, conforme o semestre de ingresso.

Vagas autorizadas

A definição das vagas semestrais deverá respeitar o limite anual autorizado no ato de credenciamento da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). A comissão tem as funções de regulação, supervisão e avaliação de programas de residência médica e das instituições que os ofertam.

A resolução também estabelece que os processos seletivos para vagas remanescentes) deverão ser concluídos até 15 de março ou 15 de setembro, com divulgação da classificação final.

Para saber mais, acesse aqui a Resolução nº 1/2026.