Pesquisar este blog

21 fevereiro 2026

RN tem a menor taxa de desemprego na série histórica

O Rio Grande do Norte encerrou o ano de 2025 com a menor taxa anual de desocupação já registrada pelo IBGE desde o início da série histórica, em 2012: 8,1%. Os dados são da Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (20).

Em 20 unidades da federação, a taxa de desocupação anual de 2025 foi a menor da série. A taxa de desocupação do país no 4° trimestre de 2025 foi de 5,1%, redução significativa frente ao trimestre anterior (5,6%) e recuando 1,1 p.p. ante o mesmo trimestre móvel de 2024 (6,2%). Já a taxa anual, no país, caiu de 6,6% em 2024 para 5,6% em 2025, a menor taxa anual da série histórica, iniciada em 2012.

No ano de 2012, início da série histórica do IBGE, a taxa de desocupação no Rio Grande do Norte era de 10,8%, chegando ao ápice em 2020 (Pandemia da Covid-19), com 16,3%. Em 2024, essa taxa já havia chegado a 8,7%. As maiores taxas anuais de desocupação em 2025 foram de Piauí (9,3), Bahia e Pernambuco (ambos com 8,7%) e Amazonas (8,4). As menores taxas anuais de desocupação foram de Mato Grosso (2,2%), Santa Catarina (2,3%) e Mato Grosso do Sul (3,0%).

Na avaliação de Hugo Fonseca, secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do RN (Sedec), as taxas de desocupação foram reduzindo gradativamente a partir de 2022 (pós-pandemia), mas cabe destacar os expressivos avanços a partir do ano de 2023 (10,9%) até chegar ao ano de 2025 — a menor taxa da série histórica —, parte disso resultado das políticas de incentivo e estímulo adotadas pelos governos federal e estadual.

*Do Jornalista Saulo Vale 

Inscrições abertas para a 8ª jornada de educação alimentar nas escolas públicas

Estão abertas até 2 de abril de 2026 as inscrições gratuitas para a 8ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) voltada às escolas públicas da educação básica atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Diretores e diretoras escolares devem realizar a inscrição exclusivamente pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do FNDE e indicar a equipe responsável, com participação obrigatória de nutricionista.

A Jornada tem como objetivo fortalecer a educação alimentar e nutricional no ambiente escolar, incentivando práticas pedagógicas que promovam hábitos alimentares saudáveis e valorizem a alimentação como tema transversal no processo de ensino e aprendizagem. A iniciativa também busca dar visibilidade às experiências desenvolvidas pelas escolas no âmbito do PNAE.

Nesta edição, serão selecionados 20 relatos de ações de Educação Alimentar e Nutricional, sendo cinco relatos para cada uma das quatro atividades previstas no edital. Os trabalhos selecionados irão compor uma publicação digital do FNDE, com o intuito de compartilhar boas práticas e inspirar outras escolas e redes de ensino.

A 8ª Jornada de EAN traz como novidade o estímulo para que a alimentação e a nutrição sejam trabalhadas como tema e recurso pedagógico em todos os campos de experiência da Educação Infantil e nas áreas do conhecimento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as diretrizes do PNAE.

Temas da 8ª Jornada

A Jornada de EAN é estruturada em quatro atividades obrigatórias , cada uma vinculada a um tema específico:
  • Atividade 1 – Alimentação, identidade e cultura alimentar: o que a comida conta sobre nós?
  • Atividade 2 – Alimentação e matemática do cotidiano: medir, contar, comparar e transformar.
  • Atividade 3 – Corpo, movimento e energia: como os alimentos nos fazem funcionar.
  • Atividade 4 – Sustentabilidade, território e sistema alimentar.
Quem pode participar

A inscrição deve ser realizada exclusivamente pelo(a) diretor(a) da escola, devidamente cadastrado(a) no banco de dados do FNDE. No ato da inscrição, é obrigatória a indicação da equipe responsável pela Jornada, composta pelo(a) diretor(a), pelo(a) nutricionista do PNAE e pelos(as) coordenadores(as) das ações na escola.

A participação do(a) nutricionista é essencial, pois esse profissional possui atribuição legal para planejar, orientar e acompanhar as ações de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas. O(a) nutricionista indicado(a) terá acesso ao ambiente virtual da Jornada, aos materiais de apoio e ao acompanhamento das atividades e do envio dos relatos.

Como se inscrever
  1. Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem do FNDE : http://www.fnde.gov.br/ava
  2. Realize a inscrição até 02/04/2026 .
  3. Indique a equipe responsável e siga as orientações do edital para a execução das ações e submissão dos relatos.
Mais informações, bem como o edital completo da 8ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, estão disponíveis nesta página do FNDE .