Pesquisar este blog

21 janeiro 2026

Lula destaca sucesso de obras do Minha Casa, Minha Vida feitas por entidades populares

Ao discursar nesta terça-feira, 20 de janeiro, na cidade de Rio Grande (RS), durante cerimônia entrega de 1.276 unidades habitacionais Minha Casa, Minha Vida do empreendimento Junção, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou que a criação da modalidade Entidades no programa foi acertada e que a prova disso eram as casas e apartamentos entregues às famílias gaúchas.

Quando nós começamos a discutir a construção de casa pelas entidades, havia muita gente que dizia que nós não deveríamos arriscar construir casa com as entidades porque elas não teriam competência para administrar as casas. O que eu posso constatar é que as entidades não só aprenderam a fazer conjuntos habitacionais, como elas conseguem fazer maior e melhor do que as outras casas que a gente contrata de empresas”, afirmou Lula.

O presidente discursou após visitar as moradias do empreendimento Junção. As novas unidades do programa beneficiarão 5.104 pessoas, que entram em 2026 realizando o sonho da casa própria.

A modalidade Entidades se destaca por permitir que entidades sem fins lucrativos da sociedade civil organizem e executem os projetos habitacionais com participação ativa dos próprios beneficiários, sendo voltada para famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.850 por mês (Faixa 1).

Dirigindo-se a centenas de famílias gaúchas beneficiadas com as entregas, Lula ressaltou que o Minha Casa, Minha Vida extrapola os limites físicos das moradias e, para quem as recebe, ganham um significado muito maior.

“Eu tenho a exata noção do que significa uma casa própria para as pessoas mais humildes desse país. A construção de casas, como nós resolvemos fazer com o Minha Casa, Minha Vida, é mais do que entregar uma casa. É a gente deixar ao povo brasileiro um legado de respeito, um legado de dignidade”.

POLÍTICAS PÚBLICAS – Outro ponto frisado pelo presidente foi que seu governo seguirá trabalhando para todos os brasileiros, mas que dará atenção especial às classes menos favorecidas. “Quando a gente governa, a gente cuida. E quando a gente cuida, a gente escolhe quem são as pessoas que precisam de cuidado. Os ricos precisam ser tratados com respeito, mas as políticas públicas têm que ser voltadas para o povo trabalhador deste país, para a classe média e para as pessoas abandonadas. É para isso que serve o Estado brasileiro”, afirmou Lula.

ENTIDADES – Dentro da modalidade Entidades do programa Minha Casa, Minha Vida, entidades sem fins lucrativos da sociedade civil que executam os projetos habitacionais são responsáveis por propor, planejar e acompanhar a construção das moradias. As entidades também realizam o trabalho social de mobilização e orientação das famílias, inclusive no pós-entrega, para garantir a boa convivência comunitária e manutenção dos espaços. O complexo habitacional Junção é composto por seis empreendimentos distintos, abrangendo casas e apartamentos: Loteamento Cootrahab I e II, Residencial Cooparroio, Residencial Cooperlar, Residencial Coopernova e Residencial Uniperffil. A organização e execução dos projetos ficaram sob a responsabilidade de cinco cooperativas e entidades da sociedade civil sem fins lucrativos.

*GláuciaLima

Nenhum comentário:

Postar um comentário