Pesquisar este blog

10 abril 2023

Distinção criada por Bolsonaro para homenagear a galera era um desrespeito à Princesa Isabel

Da coluna Painel, da Folha, sobre a distinção criada pelo governo Bolsonaro para agraciar a galera amiga, que os bolsonaristas reclamam que o presidente Lula vai mostrar...

Mas leia, e entenda como a medalha que leva o nome de Princesa Isabel, não foi criada para lembrar nada sobre uma das figuras femininas mais importantes na história do país, primeira mulher a administrar o Brasil, assumindo o trono por três vezes, por conta das viagens realizadas por Dom Pedro II, assinando, na sua última regência, a Lei Áurea, que libertou os escravos.

Leia as notas:

Patota
Criada no apagar das luzes do governo Jair Bolsonaro (PL) e recém-revogada por Lula, a Ordem Princesa Isabel homenageou em sua maioria políticos, religiosos e ativistas vinculados ideologicamente à gestão anterior. Na lista de 120 pessoas agraciadas em dezembro estão ex-ministros como Marcelo Queiroga (Saúde), Anderson Torres (Justiça) e Damares Alves (Direitos Humanos) e deputados federais bolsonaristas como Bia Kicis (PL-DF), Osmar Terra (MDB-RS) e Soraya Santos (PL-RJ).

Turminha

A relação tem ainda pessoas e entidades conservadoras, como as igrejas evangélicas Assembleia de Deus, Evangelho Quadrangular e Sara Nossa Terra. Há também empresários próximos ao bolsonarismo, como Elie Horn, além de policiais. O próprio Bolsonaro e a ex-primeira-dama, Michelle, foram agraciados. No governo Lula, a ordem dará lugar a uma medalha honrando o abolicionista negro Luiz Gama.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário