Nesta terça-feira (3) o Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto, esteve reunido com o Procurador do Estado, Francisco de Sales Matos, lotado na Procuradoria do Patrimônio e da Defesa Ambiental (PPDA), com Leonardo Troiano, Coordenador do IPHAN, e com Manoel Solto Maior, Arqueólogo do IPHAN.
O Lajedo Soledade fica na Chapada de Apodi, no Município de Apodi. Suas ravinas e cavernas abrigam pinturas rupestres e fósseis de animais da era glacial. O Lajedo corresponde a uma área de aproximadamente 200 hectares (10 mil m²), conhecida também como Formação Jandaíra.
Esta rocha formou-se há aproximadamente 90 milhões de anos, quando um mar raso cobria toda a região. O Lajedo de Soledade é a maior exposição de rocha calcária da bacia do Potiguar, formado ainda quando um mar raso cobria toda a região.
Nessa paisagem excepcional, fendas, sumidouros e cavernas abrigam ossos de gigantes da era do Gelo. É um dos registros arqueológicos mais importantes do país, que nos conecta ao nosso passado ancestral, ao nosso presente e ao nosso futuro. O Lajedo de Soledade é patrimônio cultural brasileiro.
*Mossoró Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário