Com início em 6 de dezembro, o evento vai reunir mais de 100 mil foliões no Corredor da Folia durante os três dias de festa. Além de fortalecer a economia local, o Carnatal impulsiona o turismo, especialmente com a presença de turistas que gastam, em média, R$ 1.374 por dia, mais que o dobro do valor deixado por moradores locais, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio.
A expectativa é de alta ocupação em hotéis e pousadas durante o evento, antecipando a alta temporada turística em Natal. Para Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), o Carnatal é essencial para o setor hoteleiro. “O turista de evento gasta em média R$ 1.300 por dia, o dobro do turista de lazer. A gente espera que esse número cresça a cada ano”, afirmou.
Além do turismo, o evento gera empregos e movimenta diversos setores. Na montagem e preparação da estrutura, foram criados 500 postos de trabalho. Durante o Carnatal, o número chega a 3 mil, abrangendo segurança, alimentação e produção de shows.
Carnatal traz novidades e atrações
Entre as novidades desta edição está o Largo dos Reis, que oferecerá atrações gratuitas, como Ricardo Chaves e Timbalada. Nos trios e camarotes, o evento contará com artistas de renome, incluindo Ivete Sangalo, Léo Santana, Anitta e Bell Marques. No circuito dos blocos, o 084, comandado pela Banda Grafith, foi o primeiro a ter os abadás esgotados.
O diretor da Clap Entretenimento, organizadora do evento, Fred Queiroz destacou a volta da pipoca como uma das principais novidades. “O Carnatal mexe do pequeno ao grande, principalmente este ano, que vamos inserir novamente a pipoca”, disse.
Além de entreter, o Carnatal reforça o papel do turismo de eventos na economia potiguar, consolidando-se como um dos principais motores para o fortalecimento do setor e para a valorização de Natal como destino turístico.
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