Segundo a edição 2024 do ranking chinês da Academic Ranking of World Universities ( ARWU) , dezoito universidades brasileiras estão entre as 1.000 melhores do mundo. 15 são federais e 3 estaduais –todas do estado de São Paulo.
A Universidade de São Paulo (USP) foi a melhor brasileira colocada no ranking da ARWU, na faixa da 101º a 150º melhores do planeta. Já a UFRGS é a melhor federal na lista em posição de empate com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), todas na faixa 401º e 500º.
O ranking mundial é liderado por três instituições americanas: Harvard University, Stanford University e Massachusetts Institute of Technology (MIT). Entre as primeiras 20 instituições do ranking, 16 são americanas, 3 britânicas e 1 francesa.
Foram classificadas ainda as universidades federais de Minas Gerais (UFMG); do Rio de Janeiro (UFRJ); do Paraná (UFPR); de Santa Catarina (UFSC); de Santa Maria (UFSM); de São Paulo (Unifesp); de Brasília (UnB); de São Carlos (UFSCar); de Viçosa (UFV); da Bahia (Ufba); do Ceará (UFC); de Goiás (UFG); de Pernambuco (UFPE); e de Pelotas (UFPel).
O ranking da ARWU avaliou mais de 2,5 mil instituições ao redor do planeta.
*Informações: Catraca Livre/Difusora de Mossoró
Nenhum comentário:
Postar um comentário