Pesquisar este blog

12 novembro 2021

FELIPE GUERRA-RN: Seminário discute revitalização e preservação do patrimônio histórico e cultural do bairro Cidade Baixa

O Governo Municipal de Felipe Guerra, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (SEDETUR), realizou nesta quinta-feira (11) o “1º Seminário: Perspectivas de Revitalização e Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do Bairro Cidade Baixa”. O evento, que aconteceu durante a manhã na sede do Poder Legislativo Municipal e marcou o pontapé inicial das ações voltadas para a revitalização e preservação do bairro e do seu patrimônio arquitetônico, histórico e cultural, contou com a participação do Prefeito Salomão Gomes; do Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Ubiracy Pascoal; do Secretário Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo César Martins; do Secretário Municipal de Educação, Prof. Luiz Agnaldo; da Subsecretária de Infraestrutura e Obras Públicas, Eng. Gilcélia Lira; do Presidente da Câmara Municipal de Felipe Guerra, Vereador Marcos Aurélio; dos demais Vereadores; de vários outros Secretários Municipais; de proprietários de imóveis históricos; de populares; e teve como palestrantes os historiadores felipenses Geraldo Francisco das Chagas – o ‘Geraldo Fernandes’ – e o Prof. Gleicigene Bezerra.
Uma vez aberto o debate, o qual foi mediado pelo Prof. Luiz Agnaldo e contou com ampla participação das autoridades e da sociedade felipense, os populares, em especial os residentes no bairro Cidade Baixa, tiveram a oportunidade de expor os seus pensamentos em relação ao tema e de dizerem o que esperam dos Poderes públicos municipais a partir da realização daquele importante seminário.
O Vice-Prefeito e Secretário Ubiracy Pascoal, destacou que desde o início da nova gestão o bairro Cidade Baixa tem recebido uma atenção especial do Governo Municipal, o qual já intensificou os serviços de limpeza urbana, melhorou significativamente a iluminação pública daquela localidade com a troca das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, tem apoiado de forma muito significativa as iniciativas de entidades que voltam suas atuações para o tema, como é o caso do Instituto Terezinha Pascoal, bem como o Governo tem priorizado a discussão sobre a necessidade de revitalização e preservação do patrimônio histórico e cultural daquele bairro que, finalmente, deixou de ser ignorado pelos Poderes públicos municipais.
Para o historiador, poeta e escritor ‘Geraldo Fernandes’, autor de importantes livros publicados que remontam a história de Felipe Guerra e de outros Municípios da região, “é motivo de grande alegria ver os Poderes, entidades locais e instituições como o IFRN engajadas em ações que têm como objetivo resgatar e preservar a história do Município de Felipe Guerra e do nosso povo”.
Ao usar da palavra, o Prefeito Salomão Gomes também enalteceu a importância daquele momento e reiterou o seu apoio no que for preciso e possível para que a luta ora encampada seja exitosa. Para isso, o gestor destacou a necessidade de adesão e de colaboração dos proprietários dos imóveis privados, os quais abrigam a maior parte do patrimônio arquitetônico que se deseja restaurar e preservar naquele bairro. O gestor também destacou que, por meio da SEDETUR, o Governo Municipal segue com a elaboração de um projeto de recuperação do antigo Mercado Público Municipal, único prédio público naquele bairro histórico e que tem sido visto com muito carinho pela nova gestão municipal.
Ao final do seminário, o entendimento dos Poderes Executivo e Legislativo municipais, e dos demais engajados na luta que participaram do evento, é o de que novas ações devem ser e serão implementadas por meio da parceria já firmada entre a SEDETUR, o Instituto Terezinha Pascoal, a Associação dos Empreendedores Artistas e Artesãos de Felipe Guerra (Abelharts), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Felipe Guerra (SINTRAF), e de outras entidades e parcerias a serem buscadas no sentido de podermos avançar com a urgente e necessária revitalização e preservação do bairro Cidade Baixa e do seu imensurável patrimônio histórico e cultural.

Um dos próximos passos a serem dados, de acordo com a SEDETUR, é a assinatura de um Termo de Cooperação pelo maior número de proprietários de imóveis privados possível, para que assim o Governo Municipal e as entidades envolvidas na luta possam fazer as intervenções necessárias e viáveis no sentido de se alcançar o primeiro grande objetivo: a restauração e a preservação das fachadas dos prédios que abrigam a arquitetura antiga e que nos remetem à história do Município de Felipe Guerra e do seu povo.

Fotos: Noberto Andrade
Fonte: Folha Potiguar

Nenhum comentário:

Postar um comentário