Pesquisar este blog

28 novembro 2020

NATAL-RN: Paciente com quase 300 quilos consegue leito de UTI na Justiça e hospital junta duas camas para recebê-lo

Carlos Alberto Félix da Silva está internado no Hospital Regional de João Câmara — Foto: Cedida
A família de Carlos Alberto Félix da Silva conseguiu na Justiça o direito a um leito de UTI em um hospital de Natal para que ele possa receber o tratamento adequado e passar por um procedimento de cirurgia bariátrica. O homem de 41 anos pesa cerca de 300 quilos e, sem cama que suporte o seu peso, está internado em um colchão no chão do Hospital Regional de João Câmara, a 74 km da capital, desde a última segunda-feira (23).

Ele será transferido para o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, que já havia aceitado a transferência do paciente antes mesmo da decisão judicial. Para recebê-lo, o hospital preparou uma cama adaptada, unindo duas que suportam até 200 quilos. "Elas foram juntadas e poderão recebê-lo sem ter que ficar no chão", explicou o diretor da unidade, André Prudente. 

Cama foi adaptada para receber paciente — Foto: Cedida/Hospital Giselda Trigueiro
Segundo a família, outro problema é a falta de ambulância apta para realizar tal transferência. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) disse em nota que além de adequar o Hospital Giselda Trigueiro, está trabalhando com o "Hospital Universitário Onofre Lopes - que é referência em casos de obesidade mórbida - para definir a logística e suporte adequados ao caso em questão".

A pasta reforçou que "não tem medido esforços para agilizar a transferência e a expectativa é que o paciente seja encaminhado para o Giselda Trigueiro ainda nesta sexta-feira (27)". 

Homem com cerca de 300 quilos vai ficar em cama adpatada — Foto: Cedida
Carlos Alberto foi levado ao hospital de João Câmara na noite de segunda-feira (23), com dificuldade de respirar, com lábios e dedos roxos. Também apresentou batimentos cardíacos fracos. Na quarta-feira (25), a equipe médica intubou o paciente para ele respirar com ajuda de aparelhos.

Na oportunidade, sobre o fato de o paciente se encontrar em um colchão no chão, a direção do Hospital Regional de João Câmara informou que "devido à doença crônica que o paciente possui, tem feito o possível para deixá-lo o mais cômodo possível". 

Camas foram aliadas para receber paciente — Foto: Cedida

 *Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário