Pesquisar este blog

25 abril 2021

NÍSIA FLORESTA-RN: TRÊS TARTARUGAS SÃO ENCONTRADAS MORTAS EM PRAIAS

Três tartarugas foram encontradas mortas entre a sexta-feira (23) e o sábado (24) nas praia de Tabatinga e Búzios, em Nísia Floresta, no litoral sul do Rio Grande do Norte. 

A praia é uma das que registrou grande quantidade de lixo encontrada na beira do mar na sexta-feira (23) - só no município, mais de 2 toneladas foram recolhidas.

De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente de Nísia Floresta, Bismarck Sátiro Pereira, essa duas delas foram encontradas em Tabatinga e uma em Búzios, que são praias vizinhas. Na sexta, um golfinho também foi achado sem vida na areia da praia de Tabatinga por moradores. 

"Entre os animais de maior porte que foram encontrados sem vida, essa aqui é a terceira tartaruga. Só hoje (sábado) foram duas. E ontem (sexta), tinha uma encalhada na areia da praia", disse o secretário, que relatou ter recebido a notificação de moradores sobre o golfinho, mas não encontrou o animal. 

De acordo com o professor da UERN, o biólogo Flávio Lima, que é coordenador do Projeto Cetáceos, que acompanha a vida marinha no estado com resgate e reabilitação dos animais, é precoce apontar a relação entre o lixo encontrado e os animais mortos, já que ainda não foi feita uma necropsia. 

"Neste momento, é muito prematuro correlacionar a morte desses animais com esses resíduos que estão aparecendo nas praias". A equipe do projeto foi até o local para recolher os animais.

O professor aponta, no entanto, que historicamente a ingestão de lixo é uma grande causa de morte dos animais do litoral potiguar. "Nós não temos ainda elementos para associar a morte dos animais a esses fatos, porém sabe-se que nós temos uma série histórica de 20 anos de estudo aqui no RN em que a principal causa da morte de tartarugas é por ingestão de lixo humano, doméstico", falou. 

Uma das tartarugas mortas também foi registrada pela ONG Oceânica, que trabalha para conservação dos ambientes da costa marítima.

*Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário