Pesquisar este blog

27 agosto 2023

RN tem mais de 900 pessoas à espera de transplante

O ato de escolher pela doação de órgãos salva vidas diariamente em todo o país. No Rio Grande do Norte não é diferente. Mais de 900 pessoas estão aguardando na fila por um doador no estado. São 592 pessoas na espera por córneas, 327 por rins, 19 aguardando por medula óssea e apenas uma pessoa esperando por um coração.

O Rio Grande do Norte é o 5º estado do Nordeste em doações. Em 2022, foram realizados 335 transplantes, sendo 129 de córneas, 162 de medula óssea, 39 de rins, dois de coração e três de pele. Já este ano, foram 84 procedimentos de córnea, 29 de rins e três de coração.

A Sesap regula a captação de órgãos, prioritariamente, em duas unidades da rede estadual: Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, e Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal. Anteriormente, em 2021, também já foi realizada captação no Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, em Caicó.

Para ser doador de órgãos basta expressar em vida aos seus familiares esse desejo, não sendo necessário nenhum documento oficial.

*Saulo Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário