Pesquisar este blog

06 junho 2020

PANDEMIA: Conselho Regional de Medicina do RN faz alerta sobre automedicação

Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN) faz um alerta à população sobre a automedicação durante o período da pandemia do novo coronavírus. O Conselho ressalta que esta é uma atitude desaconselhável e recomenda que caso apresente sintomas, busque assistência médica para um correto diagnóstico e tratamento.
Confira a íntegra da nota abaixo:

NOTA DE ALERTA

O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE (CREMERN), no uso de suas atribuições legais de regulamentar e fiscalizar a prática médica, alerta a população sobre os riscos da automedicação, do sensacionalismo e da autopromoção nesse momento delicado de pandemia.

Entende-se como automedicação o uso de medicamentos por iniciativa própria ou através da aquisição de receitas distribuídas de forma indiscriminada sem que o ato médico tenha sido concretizado. É uma atitude desaconselhável que resulta em riscos para a saúde.

É esperado que o momento de pandemia produza insegurança em toda a população. No entanto, devemos preservar os princípios básicos do cuidado com a saúde, inicialmente através das medidas preventivas e caso apresente sintomas, procurar assistência médica para um correto diagnóstico e tratamento.

Repudiamos toda e qualquer postura sensacionalista que vise a autopromoção e que interfira no que há de mais importante no processo do tratar que é a relação médico/paciente e o ato médico que a envolve. O CREMERN está atento e adotará as medidas cabíveis.


*BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário