Pesquisar este blog

21 novembro 2020

DIONÍZIO DO APODI: VÍDEO MOSTRA MESTRE AUGUSTO DO CÓRREGO

Esta semana encerrou-se o prazo de inscrições nos editais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, do Governo do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto. 

Acho que conseguimos (minha companheira Renata Soraya e eu) algo inédito para Apodi, que foi inscrever vários projetos de nossos mestres e mestras apodienses, pessoas idosas que não dominam a escrita e não são familiarizados com editais, mas que têm direito pela lei e pela sensibilidade, de que os recursos do setor cultural cheguem até elas. 

Escrevemos vários projetos, onde sabíamos que se não escrevêssemos ninguém escreveria e passaria a oportunidade, como já passaram tantas, e nem se teve consciência disso. 

As prefeituras através de suas secretarias de cultura e educação deveriam oferecer para a população o serviço de elaboração de projetos culturais para quem não tem conhecimento nenhum na área. Pois da maneira que andamos, com cada um por si, alimentamos um mesmo ciclo de pessoas passando nos editais. 

Não concordo, de forma alguma, com os editais que permitem várias premiações para um único proponente, enquanto a gente que conhece, sabe que a maior parte das pessoas, não alcança, nem sabe, que estes recursos também lhes são de direito. É questão de justiça.

Mas um dia, acredito e sonho, que deixaremos de falar o que deveria ser algo natural. O importante é que poderemos ter vários mestres e mestras de Apodi contemplados na Lei Aldir Blanc pelo Governo do Estado. Pessoas que nunca concorreram a nada. Resta agora torcer.

Já no plano municipal de Apodi eu não tenho muita esperança de que as coisas andem bem na Lei Aldir Blanc (já não estão andando), mas para isso vou gravar um vídeo explicando, de hoje para amanhã, pois é um assunto longo, que a gente tem conhecimento, mas que precisa explicar com calma para que as paixões políticas dos conterrâneos e conterrâneas não comprometam a visão do que precisa ser compreendido.

Abraços e há braços!

PS: Este vídeo mostra o Mestre Augusto do Córrego do Apodi. Como Augusto, Apodi tem vários mestres e mestras, e muito em breve será lançada uma série que estamos produzindo (Renata e eu), sobre os Mestres do Apodi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário