Chapa da situação encabeça Lista Tríplice à Reitoria Fotomontagem: BSV |
Com 63,45% dos votos válidos, a professora Cicília Maia Leite foi eleita hoje a nova reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Ela vai administrar a universidade no quadriênio 2021-2025. Com a conquista, ela passa a ser a terceira mulher a chegar à reitoria da UERN, em 52 anos de história, sendo a segunda pelo voto direto.
O resultado foi anunciado na manhã desta terça-feira, durante reunião da Comissão Eleitoral e todos os candidatos que participaram do pleito.
Com o encerramento da apuração dos votos da consulta à comunidade acadêmica, ocorrida nesta segunda-feira (10) de forma virtual, Cicília Maia alcançou 2.218 votos (63,45%), contra 1.094 (24,10%) do professor Paulinho Silva, e 650 (12,45%) do professor Adalberto Veronese, seus concorrentes. O resultado colocou a professora Cicília Maia em vantagem nos três segmentos da universidade (estudantil, técnico e docente).
Vice-reitor
Ao seu lado, ela terá o professor Chico Dantas, eleito Vice-Reitor com 62,16% dos votos válidos. Companheiro de chapa de Cicília, Chico Dantas obteve 2.157 (62,16%) votos, contra 1.141 (21,15%) da professora Kelânia Freire, e 654 (12,17%) da professora Maria José Vidal.
O resultado da consulta deve ser homologado pelo Conselho Universitário (CONSUNI), que encaminhará lista tríplice à governadora Fátima Bezerra (PT), responsável pela nomeação dos novos dirigentes da universidade. A posse da nova reitora e do novo vice-reitor ocorrerá no dia 28 de setembro de 2021, durante a Assembleia Universitária. A data marca também o fim da gestão dos professores Pedro Fernandes (reitor) e Fátima Raquel Rosado Morais (vice-reitora e, atualmente, reitora em exercício).
*Saulo Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário