Mais uma vez o Hemocentro de Mossoró está solicitando a presença de doadores voluntários para reabastecimento do estoque de sangue que abastece a demanda de Mossoró e região.
Atualmente, a unidade está com baixo estoque dos tipos sanguíneos O+ e O-, segundo informou a enfermeira Camila Amorim.
“Nós estamos sempre precisando de reposição de sangue, porque a procura para doação de sangue anda em níveis baixos. Então a gente precisa de uma média para manter o estoque de 60 doadores por dia. Infelizmente, isso não está acontecendo”, diz.
Segundo Camila a média de doações por dia está entre 30 e 40 doadores, o que fica bem abaixo da quantidade necessária para satisfazer a demanda dos hospitais atendidos pelo Hemocentro.
Ainda segundo a enfermeira, a grande maioria dos doadores que procuram o local já está em busca de doar para algum parente ou conhecido, que passará por uma cirurgia, mas o ideal é que as pessoas doem com constância, voluntariamente, para repor o estoque de forma geral.
“O ideal seria que a gente tivesse mais doadores. Doadores voluntários, pessoas que viessem aqui, que não tivessem um paciente específico para doar, viessem doar de forma voluntária. Mas o que acontece infelizmente são os doadores que vêm para repor sangue já de uma pessoa que vai fazer uma cirurgia e precisa daquela bolsa de sangue. A gente precisa sempre trabalhar os doadores para virem de forma voluntária fazer essa doação para qualquer pessoa que precisar”, explica Camila.
Ela ainda reforça sobre a necessidade de doação do tipo O- que é o doador universal. “O negativo a gente sempre está precisando, porque é aquele tipo sanguíneo que é demandado nas urgências para os pacientes que chegam no trauma, no hospital geral e precisa repor sangue e não dá tempo fazer a testagem desse sangue para saber o tipo sanguíneo do paciente, então é utilizado o O-. Infelizmente, ele também sempre está em falta no estoque.
Para ser doador de sangue é preciso ter entre 16 e 60 anos, para doar a primeira vez. Quem já é doador, pode doar até os 69 anos. Menor de idade sempre tem que estar acompanhado de um dos pais ou de um responsável.
Ao procurar o Hemocentro é preciso levar documento oficial com foto, sendo aceitas as versões digitais dos mesmos. No mais, é preciso estar bem de saúde, bem alimentado e hidratado e ter descansado bem no dia anterior a doação.
“Eu gostaria de chamar a todos de Mossoró e região que compareçam até o hemocentro para fazer a sua doação. Lembrando sempre que o hemocentro ele cobre os hospitais públicos e particulares de Mossoró e região, então a gente sempre está precisando de reposição de sangue, tanto pacientes que sofreram acidentes, como pacientes que vão fazer cirurgias, algumas doenças que vem a ter a necessidade de transfusão. Então a gente precisa sempre dessa reposição. Convido a todos para procurar o hemocentro de Mossoró e fazer a sua doação”, reforçou Camila.
Nenhum comentário:
Postar um comentário