Pesquisar este blog

08 dezembro 2021

UFRN: Alunos de medicina questionam atividade de extensão com cunho religioso

Um ação de extensão com cunho religioso chamou atenção de estudantes de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A atividade está sendo ofertadas aos alunos, que questionaram que a disciplina “Construção do Reino de Deus” estaria ferindo o caráter laico do estado. A instituição, por sua vez, defende a prática e diz que a ação está envolvida em uma disciplina optativa da grade do curso.

Em nota, a instituição afirmou que a oferta da atividade foi aprovada pelo Departamento de Medicina Clínica (DMC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS). A Universidade destacou que o evento atende os requisitos, destacando o “pluralismo de ideias e concepções pedagógicas”.

Em entrevista ao portal O Globo, o estudante de medicina da instituição, Marcelo Carvalho, relatou que a disciplina começou a ser ministrada em maio e deve ser concluída até o próximo dia 15 de dezembro. Ele faz críticas à oferta por parte da instituição e fala que, independente de qual religião seja a iniciativa, o espaço acadêmico não é “para isso”. “É bem controverso uma instituição que se diz laica promover um curso na área médica amparado em premissas religiosas”, afirma o estudante.

Os alunos reagiram à publicação sobre a disciplina pedindo que ela fosse denunciada por ferir o princípio constitucional de estado laico. “Isso é sério? A UFRN está virando uma igreja neopentecostal?”, comentou um estudante. “Num curso de Teologia, eu ja teria achado precária a justificativa (da disciplina), mas em um curso de medicina?”, pergunta outro aluno.

Podem se matricular na ação de extensão alunos e, inclusive, não-alunos que se interessarem. A descrição afirma que a turma comporta até 220 alunos e que a disciplina é auto-financiada pelso responsáveis, não utilizando recurso público.

A reportagem tentou contato com o professor responsável pelo curso, mas não obteve retorno. O espaço da reportagem está aberto para suas considerações.

Confira a descrição completa do curso
“A Universidade tem a vocação institucional da busca do conhecimento em qualquer vertente que ele se apresente. Um dos conhecimentos mais significativos para a humanidade, foi aquele trazido por Jesus, que se dizia filho de Deus e comprovava isso com a produção de fenômenos que estasvam acima da capacidade humana do seu tempo e até os dias atuais, conforme relatos aceitos majoritariame pela maioria das pessoas que é informada.Ele explicava que veio ao mundo a pedido do Pai (Deus), assumir a personalidade do Cristo (Messias, Salvador) para ensinar a humanidade sobre o Amor, e a partir daí construir a família universal que seria a base para a construção do Reino de Deus, uma sociedade civil harmônica e sintonizada com a vontade de Deus.A importância de sua vida foi importante, a humanidade reconhece, pois dividiu o calendário em antes e depois do seu nascimento, nos fatos pré e pós Cristo.Muitas teses, livros, religiões foram desenvolvidas a partir dessas circunstâncias, que pretendem envolver o mundo e tornar realidade o Reino de Deus, a partir da Reforma Íntima feita por cada pessoa em seu próprio coração, tornando-se um cidadão do Reino de Deus, mesmo que esse reino não esteja ainda vigente na sociedade.A Universidade (UFRN) seguindo a sua vocação de procura do conhecimento e de sua aplicabilidade no meio social, procura a partir da disciplina opcional “Medicina, Saúde e Espiritualidade (MSE)”, oferecida pelo Departamento de Medicina Clínica (DMC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), aprofundar o conhecimento da proposta da construção do Reino de Deus para verificar sua aplicabilidade no meio social, com a contribuição de várias fontes de saber que sintonizam para a proposta”.

*Jair Samapio

Nenhum comentário:

Postar um comentário