O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um novo alerta para todos os municípios do Rio Grande do Norte. O aviso laranja é de perigo para chuvas intensas, com validade até o domingo (8), às 10 h
oras.
De acordo com o alerta, todas as cidades potiguares devem ser atingidas por chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia. Além disso, as chuvas devem trazer ventos intensos de até 100 km/h.
O Inmet aponta ainda a possibilidade de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. “Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”, orientou.
Além disso, o instituto recomendou que, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Corpo de Bombeiros do RN também emitiu uma série de recomendações em virtude das fortes chuvas.
Confira:
Entre as principais orientações do Corpo de Bombeiros estão:
• Evitar transitar por ruas e avenidas alagadas;
• Não tentar atravessar áreas inundadas a pé ou com veículos;
• Manter distância de postes, árvores, fios elétricos e estruturas metálicas;
• Desligar aparelhos elétricos da tomada em caso de risco de alagamento;
• Redobrar a atenção em áreas de encostas;
• Abrigar-se em local seguro durante rajadas de vento e descargas elétricas.
O Corpo de Bombeiros reforça que, em situações de emergência, a população deve acionar o telefone 193, que funciona 24 horas por dia. As equipes operacionais do CBMRN seguem em estado de prontidão, monitorando as ocorrências e atuando de forma rápida para garantir a segurança da população.

Nenhum comentário:
Postar um comentário