Pesquisar este blog

25 junho 2022

Rússia assume controle total de cidade-chave, diz Ucrânia

A cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia, está “completamente sob ocupação russa”, segundo comunicado de uma autoridade militar da cidade neste sábado (25), após meses de combates exaustivos e sangrentos.

“Os [russos] nomearam um comandante. Mas a cidade está tão destruída que será difícil para as pessoas lidarem com essa situação”, afirmou Oleksandr Striuk, chefe da administração militar.

Autoridades militares regionais disseram na sexta-feira que as últimas tropas em Severodonetsk receberam ordens para sair, pois era impossível continuar defendendo suas posições. Isso efetivamente cedeu a cidade à Rússia e colocou a região de Luhansk quase totalmente sob controle russo.

Severodonetsk foi um dos últimos grandes redutos ucranianos na área. Serhiy Hayday, um alto comandante militar no leste do país, disse que os militares tomaram a decisão de evacuar “porque o número de mortos em territórios não fortificados pode crescer a cada dia”.

“Atualmente, não há possibilidade de sair da cidade, as pessoas podem tentar sair apenas na direção do território ocupado. Vamos facilitar a evacuação, mas até agora não há essa oportunidade”, disse Striuk.

Várias centenas de civis se abrigaram na fábrica de produtos químicos Azot e rejeitaram os pedidos para sair. Mais cedo neste sábado, Hayday disse que as forças russas ainda estavam bombardeando a usina.

“Os civis estão deixando o território da fábrica de Azot. As pessoas passaram quase 3 meses em porões, abrigos. No momento, eles precisam de ajuda física e psicológica”, acrescentou Striuk.

*Informações CNN Brasil/98 FM de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário