Pesquisar este blog

01 setembro 2022

No RN, região Oeste registra chuvas 314% acima do esperado no mês de agosto

As chuvas do mês de agosto de 2022 na região Oeste do Rio Grande do Norte ficaram 314% acima do esperado. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), choveu 49,3 mm e o esperado era de 11,9 mm.

Na média do estado também choveu acima da média esperada. No mês de agosto choveu no RN a média de 47.2 milímetros, enquanto a média esperada era de 28.5mm.

“Agosto vem repetindo o cenário dos meses anteriores apresentando acumulados de chuvas acima do normal em todas as regiões do Estado”, comentou do chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

As chuvas resultaram de algumas condições meteorológicas como a ocorrência resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico (La Ñina) na altura da linha do Equador, liberando mais umidade e o aquecimento das águas superficiais do oceano Atlântico Sul que favorecem a formação de nuvens de chuva.

Os maiores acumulados aconteceram em Natal (Leste Potiguar) 183,6,6 mm, Major Sales (Oeste Potiguar) 136,8 mm, Boa Saúde (Agreste Potiguar) 83,2 mm e São Bento do Norte (Central Potiguar) com 54 mm.

Conforme a climatologia, a previsão para o próximo trimestre é de poucas chuvas no estado, porém devido ao aumento da circulação de ventos as temperaturas são mais amenas. As médias previstas são de 15.9 mm em setembro; 7.5 mm em outubro e 13.4mm em novembro.

“Setembro e outubro são meses em que o vento sopra com maior intensidade, com possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas, mas com pouco volume”, explicou Bristot.

*Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário