Pesquisar este blog

25 abril 2022

Caern e Idema promovem curso para radialistas de rádios comunitárias

Caern e Idema promovem curso para radialistas de rádios comunitárias - Foto: Ascom/Idema
Esta sexta-feira (22) foi um dia importante para o setor de rádio comunitária potiguar. Uma ação realizada pelo Governo Estado, por meio da Caern e do Idema, promoveu um curso de educação ambiental para radialistas. O curso foi ministrado durante o primeiro Encontro Estadual de Rádios Comunitárias, realizado em Macaíba pela Associação Brasileira de Rádios Comunitárias – Abraço Brasil e a Abraço Potiguar.

A manhã teve início com a apresentação cultural do operador da Caern e Cordelista, Jailson Nascimento. Na sequência, foi realizada a Apresentação do Curso “Educação Ambiental com Radialistas: concepção, objetivos e conteúdos”, com Iracy Wanderley, Subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Idema e Marília Lima, Socióloga da Gerência de Qualidade e Meio Ambiente da Caern.

Os participantes também puderam aprender mais sobre saneamento básico, com a apresentação de Canindé Morais – Gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Caern. Encerrando as apresentações da manhã, os assessores de comunicação Paulo Freire (Caern) e Danny Nunes (Idema) trocaram ideias com os radialistas, no centro da discussão estavam os temas: credibilidade, Fake News e acesso às informações.

A senadora Zenaide Maia esteve presente no evento e destacou o trabalho que tem sido realizado no senado para fortalecer as rádios comunitárias. A parlamentar ressaltou ainda a importância desta modalidade de comunicação, por serem veículos que estão próximos da população. O presidente da Abraço Brasil, Jeremias dos Santos, pediu à senadora atenção para um projeto de lei que possibilita que a rádio comunitária possa comercializar anúncios, contribuindo assim com o financeiro dos veículos.

Uma dinâmica de engajamento marcou o início das atividades da tarde. Na sequência Geyson Galvão, Coordenador da Central de Atendimento do Idema, apresentou “Os instrumentos de gestão ambiental do IDEMA”. Iracy Wanderley e Marília Lima fizeram outra participação, desta vez para falar sobre “Ferramentas de educação socioambiental adotadas pela Caern e pelo Idema para o engajamento e a proteção ao meio ambiente”. O ponto alto da tarde ficou por conta da Atividade Prática: produção de spots de Rádio.

“Esta formação já é um marco aqui no RN. Este é o primeiro curso voltado para os radialistas de rádios comunitárias do RN e já despertou inclusive um interesse nacional. É um resultado extremamente satisfatório para a área de educação ambiental que a partir de agora colherá frutos da ação”, comemora Marília Lima.

O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, participou da solenidade de encerramento e entrega de certificados. No total participaram 50 radialistas. “A sinergia entre a Caern e o Idema tem feito uma grande diferença no alcance das atividades de Educação Ambiental. São iniciativas que já alcançam todos os territórios do RN. Uma parceria que só fortalece um dos objetivos do Governo do RN, que é o desenvolvimento sustentável”, finalizou.

As formações em Educação Ambiental seguirão ao longo do ano. O calendário de eventos é divulgado, mensalmente, pela Caern e pelo Idema.

*98 FM de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário