Pesquisar este blog

01 junho 2023

NATAL-RN: Semana do Meio Ambiente em tem oficinas, limpeza de praias, plantio de árvores e mais; veja programação completa

Natal começa nesta quinta-feira (1º) a programação da Semana do Meio Ambiente 2023, que segue até a próxima segunda-feira (5), com várias ações, como oficinas, limpeza de praias, plantio de árvores, palestras, entre outras.

O tema anual do evento anunciado pela prefeitura da capital é “Natureza Viva, Natal Sustentável” e o lema “Restaurando o futuro rumo à resiliência”.

A solenidade de abertura ocorre na manhã destas quinta-feira (1º), a partir das 9h30, no Bosque das Mangueiras, com apresentações culturais da Orquestra da Escola Municipal Ferreira Itajubá e Show de Rap com Miguel Carcará.

Ainda haverá um plantio simbólico de parte das mudas referentes a um compromisso assumido por Natal ao receber em abril o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste e o selo de evento "Carbono Free".

Na oportunidade, acontece também a assinatura de um termo de cooperação entre secretarias municipais para dar suporte à fiscalização ambiental na cidade.

Porém a programação do evento já começou a partir das 8h, no local, com feira de orgânicos, exposições das fiscalizações urbanística e ambiental, e dos setores de planejamento da Semurb, das Zonas de Proteção Ambiental (ZPA’s) e cartilhas produzidas pela pasta.

Ainda há participação do projeto Agroecologia na Cidade, pela Associação de Apoio às Comunidades do Campo do RN (AACC), oficinas de horta orgânica e de leitura com temáticas ambientais para o público infantil e de compostagem para adultos, brincadeiras com jogo lúdico da educação ambiental da Semurb e trilha ecológica guiada também para o público infantil.

No mesmo dia, em paralelo, acontece das 8h às 17h o drive-thru para recebimento de lixo eletrônico no Partage Norte Shopping, que fomenta o descarte desse material de maneira apropriada.

Programação

Em 2023, a Sema promove também mutirões de limpeza, exposições, oficinas, feira de orgânicos e de artesanato. Além de trilhas, caminhada histórica, palestras on-line entre outras atividades. Algumas tiveram inscrição prévia.

Outra ação é a sensibilização ambiental nas escolas com a educação ambiental da Semurb sobre coleta e destinação de resíduos para alunos do 4º e 5º anos.

Já sexta-feira (2) serão realizadas duas palestras gratuitas, ambas com inscrições e direito a certificado. A primeira palestra com o tema “A importância das áreas verdes para os centros urbanos e o papel das ZPAs na amenização do clima da cidade”, com Gustavo Soares, Tecnólogo Ambiental do Setor de áreas Verdes e Mudanças Climáticas da Semurb, das 10h às 10h30.

E a segunda “Como minhas atitudes impactam no meio ambiente” com a palestrante, Stephane Melina Souza Gomes, Gestora Ambiental, pós-graduada em ESG e MBA em Sustentabilidade, das 15h às 15h30.

Para se inscrever nessas e em outras atividades basta acessar o aplicativo Natal Digital disponível nas lojas de dispositivos Android e IOS e acessar a guia "serviços" na barra inferior, em seguida clicar no ícone "Semana do Meio Ambiente 2023".

No App Natal Digital também é possível conferir a programação completa da semana, que vai de 1 a 5 de junho, e ainda uma gama de outros serviços disponibilizados para população pela Prefeitura do Natal.

Plantios e Mutirões de Limpeza


No sábado (3), o destaque é para o plantio de cerca de 200 mudas na margem direita do Rio Pitimbú, área que é alvo constante de queimadas em parceria com o Horto Parque das Serras, Planta Natal e Parque da Cidade, às 7h30. E o mutirão de limpeza nas praias “Jogue Limpo! Na praia, no rio ou na rua, lixo é na lixeira”, que vai acontecer a partir das 9h, nas praias do Forte e do Meio.

Além disso, haverá oficina de horta orgânica e minicurso para cultivo de orquídeas para o público adulto, e pintura de rosto e trilha ecológica guiada para o público infantil, no Bosque das Mangueiras.

Dia do Meio Ambiente

No Dia mundial do Meio Ambiente, na segunda-feira (5), os destaques são para as atividades no Parque da Cidade onde o público poderá participar das Trilhas Naturais, das 7h às 10h e Trilha do Pôr-do-sol, às 15h; do Café com Cordel na biblioteca, às 8h, e inauguração do Jardim Sensorial, às 8h30. E por fim, às 9h, a solenidade de premiação do Edital da ARSBAN “Sanear com Arte”, no auditório.

Em paralelo, também na segunda (5), ocorre plantio de mudas nas calçadas da Avenida Amintas Barros, com o apoio do Planta Natal, das 7h às 10h; o mutirão de limpeza nas praias, em Ponta Negra, a partir das 8h; e drive-thru, das 9h às 12h, para recebimento de lixo eletrônico, no CCAB Sul.

*Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário