“Os dados nacionais e do município de Natal apresentam dados insatisfatórios. Nesse sentido, a análise dos dados do município de Natal aponta para a necessidade de ações interventivas urgentes e responsáveis para reverter esse quadro. Dentre as ações, o município de Natal desenvolve programa de correção de fluxo; fez adesão a programas nacionais em prol da alfabetização e adquiriu soluções educacionais, como plataformas com material didático adequado para intervir nessa situação”, comentou.
Sobre a explicação para que a capital esteja com os números baixos na alfabetização na idade certa, Naire Jane aponta a importância de identificar dados estatísticos para compreender os indicadores que influenciam os resultados. “No contexto atual, além de buscar bons resultados, estamos preocupados em identificar dados estatísticos que explicitem os indicadores que contribuem para os resultados alcançados. Essa compreensão nos permite planejar de modo mais assertivo”, disse.
A secretária explicou que para reverter a situação, a Secretaria Municipal de Educação implantou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), um programa que contempla formação de professores, infraestrutura que propicia um ambiente literário e avaliação e que, atrelado a políticas internas, tem o objetivo de efetivar a alfabetização de todas as crianças até o 2° ano.
*Agora RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário