Pesquisar este blog

04 março 2022

RN tem verão e carnaval mais seguros desde 2018

Diante de dois meses em operações intermitentes, a segurança pública do Rio Grande do Norte apresentou resultados positivos dos períodos de veraneio e carnaval em 2022. Em ações integradas entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) gg com o apoio de instituições municipais e federais -- os índices criminais no Estado foram os menores dos últimos cinco anos, ou seja, desde 2018.
As informações estatísticas são fornecidas pelas forças de segurança e consolidadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), que acompanhou atentamente e de forma estratégica, a realização das duas operações em todo o território potiguar.

*OPERAÇÃO VERÃO*

Tradicional no período de veraneio, as forças de segurança do Rio Grande do Norte deflagraram a Operação Verão 2022, que aconteceu de 5 a 31 de janeiro nos litorais norte e sul do estado. A integração no trabalho entre as instituições resultou em uma redução significativa nos índices de criminalidade, os menores desde 2018.
Neste período, as praias da região metropolitana de Natal apresentaram diminuição nas estatísticas de roubos a pessoa, roubos a veículos e roubos a estabelecimentos comerciais.

Em Natal, a capital do estado, foram registrados 126 roubos a pessoa no período de veraneio deste ano, número que supera positivamente o ano de 2018, que até então tinha o menor quantitativo, quando foram 167.

*OPERAÇÃO CARNAVAL*

Em paralelo a Operação Verão, a Secretaria de Segurança Pública do Estado deu início a Operação Carnaval 2022, com o intuito de realizar fiscalizações em áreas urbanas e no litoral potiguar durante os cinco dias de feriado.
Somente em Natal, mais de 600 policiais militares foram empregados durante os cinco dias de carnaval. Por todo o RN, cerca de 2.000 militares trabalharam em prol da segurança do povo norte-riograndense e também dos turistas.
Além da capital e da região metropolitana, o carnaval deste ano contou com atenção especial no interior, com ações de policiamento ostensivo, abordagens e blitzens em todas as regiões do estado.

*POLÍCIA MILITAR*

O Comando-Geral da Polícia Militar apresentou os dados consolidados da Operação Carnaval 2022 em todo o estado, levando em conta os números dos comandos de Policiamento da Capital, Policiamento Rodoviário Estadual, Comando de Policiamento Metropolitano, e Comandos de Policiamento Regionais.
No total, em cinco dias de operação, foram 118 pessoas conduzidas, 14 armas apreendidas, 25 veículos recuperados, 76 veículos apreendidos, 9 conduzidos por embriaguez ao volante, 157 carteiras de habilitação apreendidas e mais de 6 quilos de drogas apreendidas.

*POLÍCIA CIVIL*

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) apresentou os resultados obtidos durante o plantão do Carnaval de 2022. Ao todo, foram registrados 284 Boletins de Ocorrência (B.O.s), 73 prisões em flagrante delito, 33 Termos Circunstanciados de Ocorrência (T.C.O.s) e o cumprimento de 17 mandados de prisão.
Somente em Natal foram registrados: 153 Boletins de Ocorrência (B.O.s), 42 prisões em flagrante delito, 19 Termos Circunstanciados de Ocorrência (T.C.O.s), o cumprimento de 13 mandados de prisão e de uma Medida Protetiva de Urgência (MPU) e a apreensão de dois veículos. Em Caicó, foram registrados 61 Boletins de Ocorrência (B.O.s), 11 prisões em flagrante delito e 13 Termos Circunstanciados de Ocorrência (T.C.O.s). Já em Mossoró, foram registrados 70 Boletins de Ocorrência (B.O.s), 20 prisões em flagrante delito, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (T.C.O.), o cumprimento de quatro mandados de prisão.

*CORPO DE BOMBEIROS*

Neste período, o Corpo de Bombeiros realizou atendimentos a população, entre ações operacionais e educativas. Ao todo foram registradas 23 ocorrências, sendo 18 resgates e 1 busca em meio líquido, 3 auxílios e 1 encontro de pessoa desaparecida.

A Praia do Amor/Pipa liderou as estatísticas com 09 casos de salvamentos, seguido por Meio/Artistas (4), Praia do Forte (2) e as praias Redinha, Miami e Barreta com 1 ocorrência de resgate. Também foi registrada uma busca em meio líquido no Rio Potengi, auxilio ao público em Ponta Negra (1), Praia do Forte (1) e Natal, além do encontro de uma pessoa desaparecida, também, na Praia do Forte.
Os guarda-vidas realizaram orientações e advertências a banhistas em diversas praias, sendo o maior número de registros na Praia da Redinha com 829 orientações e 255 advertências, Praia do Meio com 522 orientações e 181 advertências e Praia do Forte com 543 orientações e 152 advertências; Ao todo foram realizadas 3.899 orientações e 1.354 advertências durante o período do Carnaval.

*ASSESSORIA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário