Pesquisar este blog

08 março 2024

POETA BRÁULIO BESSA DISSE: "GENTE QUE ACREDITA NO PODER DA EDUCAÇÃO É NECESSÁRIO NESTE PAÍS"

O poeta Bráulio Bessa disse: “gente que acredita no poder da educação é necessário neste país, que bom que a gente está encontrando estas pessoas aqui”, fazendo referência ao esforço da gestão municipal de Patu-RN na buscar por meios para melhorar a educação.

Bessa tirou um tempinho antes da palestra de abertura da Jornada Pedagógica, que marca a abertura do ano letivo em Patu-RN, para conversar com o site. Destacou a importância da poesia de Bráulio Bessa e de Antônio Francisco a Educação.

Antes de falar da importância da poesia na sala de aula, o poeta fez questão de destacar o trabalho do poeta mossoroense Antônio Francisco, a quem o chama de mestre. “Pra mim, é uma referência, é uma inspiração, um grande nome da poesia do Rio Grande do Norte”.

A literatura de Antônio Francisco já está presente nas escolas". Para Bráulio Bessa, na educação “a poesia tem papel educativo, curativo, a poesia provoca e faz refletir. Ela emociona”, acrescenta o poeta sobre o potencial da poesia.

Então, levar ela (a poesia) para dentro da sala de aula, para num contexto educacional, é muito importante, porque é mais um elemento para ajudar nesta resistência, que é fazer educação nosso país” destaca o poeta.

Então, me inspiro muito na obra de Antônio Francisco, assim como me inspiro na obra de Patativa do Assaré e de outro grandes poetas. É uma luta que a gente luta junto e eu acho que quando gente junta muita gente que acredita numa causa, é mais fácil acontecer”.

Bráulio Bessa disse que a obra de Antônio Francisco é magnífica e destaca uma estrofe do Poema Os Animais tem razão. “É meu poema preferido de Antônio Francisco: Eu nunca vou entender porque o homem é assim, se intrigam, fazem guerra e tudo quanto é de ruim, e a vacina da raiva em vez dele dão em mim”. Fazendo referência a fala do cachorro.

Se o homem pensasse como os animais brutos, nós seriamos mais sensíveis”, diz.
O prefeito Rivelino Câmara diz que é uma alegria muito grande receber o poeta Bráulio Bessa em Patu e mais ainda sendo na jornada pedagógica, ocasião que incentiva, através de sua poesia, a se desenhar o fortalecimento da educação de Patu e região.

A secretaria de Educação, professora Vioneide Linhares, disse que o município de Patu tem cerca de 160 professores na Rede Municipal de Ensino. Neste ano de 2024, se matricularam mais ou menos 1.300 alunos nas nove escolas, sendo 6 na cidade e 3 na zona rural.

Sobre a poesia de Bráulio Bessa e de Antônio Francisco, a professora Vioneide Linhares disse que é um grande incentivo à leitura, a educação. Além disto, destaca também o legado histórico e cultura sendo colocado no cenário educativo.

Disse que para os professores de Patu e região, ter a palestra do poeta Bráulio Bessa é uma grande alegria. “Os professores estão alegres, felizes em ter um nome de expressão como Bráulio Bessa, falando de educação de uma forma tão leve, tão necessária”.

*Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário