Pesquisar este blog

03 fevereiro 2022

APODI-RN: PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA E NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO COMPLETA 256 ANOS

História

Antes da criação da paróquia de Apodi, o pastoreio espiritual sobre a grei apodiense era exercido pelos reverendos Sacerdotes da Paróquia de Pau dos Ferros, criada em 1766. Antes da criação da paróquia de Pau dos Ferros, a assistência espiritual era feita através das DESOBRIGAS. Esse era o nome dado ao trabalho missionário feito pelos padres visitadores, que consolidaram o processo interativo Igreja-povo.

O pioneirismo do pastoreio espiritual em terras Apodienses atrela-se à figura eclesiástica do Padre PHILIPE BOUREL, que aportou nesse rincão no final do mês de Dezembro de 1699, tendo, juntamente com o Padre JOÃO GUINCEL instalado a Aldeia Jesuíta da Missão do Lago Pody, primeira denominação de Apodi, a 10 de Janeiro de 1700.

O primeiro templo católico edificado na pequena povoação apodiense fora construído no ano de 1740, objeto de intensos esforços empreendidos pelo incansável frade Capuchinho Frei Fidélis de Padavolis. Era uma pequena Capela de madeira e barro, na qual foi entronizada a imagem de São João Batista, que até os dias atuais compõe o Altar-Mor da Igreja-Matriz.

A Paróquia foi criada por provisão de 03 de fevereiro de 1766, do Bispado de Olinda e Recife, por Dom Francisco Xavier Aranha, graças aos esforços do padre João da Cunha Paiva, primeiro vigário de Apodi. O português Antônio da Mota Ribeiro, primeiro procurador da Matriz de São João Batista do Apodi, também exerceu grande influência na criação da paróquia. Segundo os historiadores Manoel Antônio de Oliveira Coriolano e Nonato Mota, a atual Igreja-Matriz já se encontrava edificada quando foi criada a paróquia.

A Paróquia de Apodi era detentora de vasta atuação territorial, com a sua jurisdição eclesiástica estendendo-se até a pancada do mar, ou seja, até onde hoje estão situadas as cidades de Tibau, Grossos e Areia Branca, tornando o trabalho cansativo para os Párocos que tinham que percorrer longas distâncias para realizarem os ritos sacerdotais - batizados e casamentos.

A paróquia do Apodi(subordinada a Diocese de Santa Luzia de Apodi), foi desmembrada da Paróquia de Pau dos Ferros, e tem a particularidade de possuir dois padroeiros: São João Batista e Nossa Senhora da Conceição, cujas festas se realizam nos dias 24 de junho e 8 de dezembro, respectivamente.

Desde 2017 o Padre Francisco das Chagas Costa é o atual Pároco da Igreja Matriz de Apodi.

Para conferir outros Padres que já passaram pela Paróquia de Apodi, acesse o link a seguir:
https://fatosdeapodi.blogspot.com/2018/01/padres-da-paroquia-de-apodi-de-1776-ate.html

*Fonte: Fatos de Apodi

Nenhum comentário:

Postar um comentário