Pesquisar este blog

15 fevereiro 2022

Morre Arnaldo Jabor, o cineasta e jornalista que transitava no noticiário entre o amor e a política

Internado desde dezembro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após ter sofrido um AVC, morreu na madrugada de hoje o cineasta, cronista e jornalista Arnaldo Jabor.

Filme emblemático do cineasta: “Eu sei que vou te amar” (1986), indicado à Palma de Ouro de melhor filme do Festival de Cannes.
“Toda Nudez Será Castigada” lhe rendeu o Urso de Prata no Festival de Berlim em 1973.

Em 1981 escreveu e dirigiu o premiado “Eu te amo”, que consagrou Paulo César Pereio e Sônia Braga no cinema brasileiro.

No cinema dirigiu sete longas, dois curtas e dois documentários.

Era colunista de telejornais da TV Globo desde 1991 e seu último comentário foi no dia 18 de novembro, quando comentou sobre as suspeitas de interferência no Enem.
Foto: Iara Morselli/Estadão Conteúdo

Trafegava entre o amor e a política e muitas de suas frases viralizaram.

Eis algumas selecionadas pelo G1:

“O perigo do sexo é que você pode se apaixonar. O perigo do amor é virar amizade.”

“Andamos com fome de beleza em tudo, na vida, na política, no sexo; por isso, o amor é uma ilusão sem a qual não podemos viver.”

“Mulher não tem critério; pode amar a vida toda um vagabundo que não merece ou deixar de amar instantaneamente um sujeito devoto. É terrível quando a mulher cessa de te amar. Você vira um corpo sem órgãos, você vira também uma mulher abandonada.”

“O problema é que amar exige coragem e hoje somos todos covardes.”

“O amor exige coragem. E o homem… é mais covarde. O homem, quando conquista, acha que não tem mais de se esforçar e aí, dança… A mulher é muito mais exilada das certezas da vida que o homem. Ela é mais profunda que nós.”

“Sei que a internet democratiza, dando acesso a todos para se expressar. Mas a democracia também libera a idiotia. Deviam inventar um “antispam” para bobagens.”

“As coisas que eu escrevo têm alguma coisa de cinema. Porque eu sou meio ator na televisão também. Tem uma coisa de cinema no sentido de que é a tentativa de captar o que é que está por trás da notícia óbvia.”

“CPI foi uma grande vitória que nos fez ver que um novo país tem de nascer. No entanto, isso não elimina o velho Brasil do atraso.”

“Existe miséria no Brasil. Só que alguns políticos querem esconder de nós e do mundo essa tragédia nacional. Mas não. As belezas do Rio nós já conhecemos. Agora temos é que olhar a miséria de olhos bem abertos”.

“Aos poucos, os absurdos do governo Bolsonaro foram esculpindo essa torta escultura que viramos hoje em dia. A lista de terríveis besteiras é grande.”

“Bolsonaro é a essência do machão parado no tempo. Devia ser posto em formol para as futuras gerações o conhecerem no museu da nossa burrice histórica.”

“Está entranhada na alma brasileira a ideia de que pobre não precisa estudar. E muita gente acha que até melhor que sejam analfabetos. São mais fáceis de enganar. Basta que saibam servir”.

“Não se trata apenas do dinheiro que é desviado, não é apenas o que se põe no bolso. Hoje sabemos que corrupção não é um pecado individual. É um sistema político.”

*FONTE: thaisagalvao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário