Pesquisar este blog

29 agosto 2022

Feirinha e cavalgada abrem Finecap em Pau dos Ferros; evento estima atrair 300 mil pessoas

A abertura oficial da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto Oeste Potiguar (Finecap) aconteceu no último fim de semana com a "Feirinha da nossa gente" e uma cavalgada em Pau dos Ferros - considerada a maior cidade da região.

A prefeitura estima que 300 mil pessoas passarão pelo município nos próximos dias. Na área cultural, haverá shows abertos de artistas como Joelma e a dupla Maiara e Maraisa.

Evento de abertura, a feirinha voltada para a exposição e comercialização de produtos dos pequenos agricultores, comerciantes e empreendedores da região ocorreu nas noites de sexta e sábado e contou com mais de 60 estandes. A estrutura montada na Avenida Getúlio Vargas também teve espaço gastronômico e palco com atrações musicais.
Feirinha reuniu artesãos, empreendedores, entre outras atrações na abertura da Finecap. — Foto: Cedida

No domingo foi a vez dos vaqueiros e amazonas se encontrarem na Cavalgada do Vaqueiro. A concentração ocorreu por volta das 7h no Bairro Riacho do Meio. Em seguida, os mais de 400 vaqueiros e amazonas percorreram 27 ruas da cidade, com algumas paradas programadas pra orações, músicas, aboios e homenagens.

Em Pau dos Ferros a figura do vaqueiro é personagem principal da história da cidade. O próprio nome “Pau dos Ferros”, segundo a prefeitura, vem de uma grande oiticica marcada a ferro por vaqueiros que cruzavam o sertão e buscavam a sombra da árvore para descansar das longas caminhadas.
Cavalgada reuniu cerca de 400 pessoas em Pau dos Ferros, RN — Foto: Cedida

Vitrine Cultural

A programação da Finecap segue nos dias 31 de agosto e 1 de setembro com a Vitrine Cultural, que reúne artistas da região e instituições de ensino com apresentações e espetáculos. A Vitrine ocorre na praça de eventos da cidade.

A Feira de Negócios, assim como os grandes shows também serão na praça de eventos, nos dias 2, 3 e 4 de setembro.

Essa é a 25ª edição da Finecap, a primeira no formato presencial, desde o início da pandemia da Covid-19. O evento celebra o aniversário de emancipação política de Pau dos Ferros que em 2022 comemora 166 anos.

Acessibilidade

Uma novidade na edição deste ano, é a criação de um espaço voltado para pessoas com deficiência que queiram acompanhar os shows musicais. Um estacionamento privativo estará disponível há menos de 150 metros de distância do local. É preciso fazer cadastramento prévio, que está aberto até esta terça-feira (30).

A pessoa com deficiência ou seu representante legal deve enviar e-mail para areapcd.finecap@gmail.com, anexando seus documentos pessoais e os que comprovem sua deficiência: cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social ou um documento emitido pelo INSS ou algum laudo médico.

O espaço é gratuito e está localizando num anexo à frente dos camarotes, próximo ao palco principal do evento.

*Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário