Pesquisar este blog

27 setembro 2020

APODI-RN: MÉDICO-VETERINÁRIO EXPLICA COMBATE A VERMINOSES QUE ATIGEM REBANHOS DE CAPRINOS E OVINOS NO RN

Verminoses podem levar animais à morte — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Um dos problemas mais comuns enfrentados pelos criadores de caprinos e ovinos são as verminoses que atingem os animais. Na fazenda Magalhães, em Apodi, a agricultura Thalia Rizia, cria ovelhas e já chegou a perder alguns animais devido à doença.
"Por mais que a gente sempre esteja vermifugando, aparece. Dá diarreia e anemia nos animais. E pra controlar a gente limpa as instalações todo dia e faz a vermifugação", conta.
O médico-veterinário Pollastry Diógenes explica que as verminoses - tão comuns nos rebanhos de caprinos e ovinos - causam fraqueza, anemia, perda de peso, dificuldade de absorção de nutrientes e problemas de reprodução. Mas elas podem ser controladas por exemplo, por meio de um rodízio de pastagens e colocando em dia a vermifugação dos animais.
"É importante frisar um ponto em relação à vermifugação, que é cumprir o período de carência do vermífugo, caso esse animal seja destinado ao abate ou mesmo à produção e consumo de leite", ressalta.
Alguns criadores podem até manter em dia a vermifugação e ainda assim, relatar a presença de verminoses nos animais, e isso pode acontecer porque quando é utilizado o mesmo vermífugo por muito tempo, ele cria resistência e não responde mais ao tratamento.
A melhor maneira de saber se o vermífugo utilizado está fazendo efeito, é realizando exames de fezes nesses animais. Caso constatada a presença de vermes, o médico-veterinário vai indicar um tratamento e as dosagens que devem ser aplicadas.

*De: Sara Cardoso, Inter TV Costa Branca: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário