Pesquisar este blog

05 abril 2021

PCB TAMBÉM EMITE NOTA DE REPÚDIO À DECLARAÇÃO DO VEREADOR DE APODI EM RELAÇÃO AOS INDÍGENAS TAPUIAS PAIACUS

Mais uma nota de repúdio às declarações do vereador apodiense, Charton Rego. Desta vez, quem repudia é o PCB - Partido Comunista Brasileiro. Confira a nota:

PCB REPUDIA DECLARAÇÃO DO VEREADOR DE APODI EM RELAÇÃO AOS INDÍGENAS TAPUIAS PAIACUS

O Partido Comunista Brasileiro – PCB – manifesta seu repúdio às declarações estereotipadas, caluniosas e de ódio do vereador de Apodi, Charton Rêgo (MDB), desferidas contra os indígenas da região: os Tapuias Paiacus.

Na ocasião, na sessão ordinária remota da assembleia legislativa deste município, na última quinta-feira, dia 01-04, o vereador criticou a prioridade dos indígenas na vacinação – indicando que, no seu entender, “o maior problema” da vacinação em Apodi é o acesso ao imunizante pelos indígenas cadastrados na Funai. Charton Rêgo acusa os indígenas de não terem “vergonha na cara” e de estarem “tirando o direito de prioridade” de outras pessoas.

Além de verbalizar frases pejorativas quanto às culturas tradicionais dos povos indígenas, o vereador, quando reitera que apenas “aldeados” deveriam ser vacinados, reproduz as recorrentes concepções que escondem e negam as lutas desses povos, entre outras, pelo reconhecimento de suas terras (que é uma responsabilidade do Estado – fruto de inúmeras conquistas cristalizadas na Constituição de 1988).

Conforme já apontamos meses atrás, quando realizamos uma Campanha pela Vacinação Imediata dos Povos Indígenas no RN, os indígenas são grupo prioritário, portanto, devem ser vacinados como grupo prioritário. Não os vacinar seria uma dupla punição: primeiro, por não terem suas terras demarcadas; segundo, e como consequência, por não realizarem o seu direito de serem vacinados contra a Covid-19 no grupo prioritário.

A vacinação dos Tapuias Paiacus é uma relevante conquista desse povo tradicional da Chapada do Apodi. Uma conquista que foi resultado de muitas mobilização do movimento indígena articulado com seus parceiros de luta em todo o Rio Grande do Norte – do qual, todos os povos indígenas no nosso estado, independentemente do seu território, começaram os seus processos de vacinação, inclusive, e mais recentemente, os indígena no espaço urbano (que quase sempre deslocaram-se pelas ameaças no campo) e os imigrantes venezuelanos Warao (conforme defendemos nessa soma de esforços de luta).

O PCB presta toda solidariedade aos povos indígenas Tapuias Paiacus, que estão sendo vítimas das forças políticas que operam contra as lutas populares no campo.

Todo o nosso repúdio às palavras do vereador Charton Rêgo e às concepções políticas que essas palavras expressam.

VIVA OS TAPUIAS PAIACUS DO APODI!
VIVA OS POVOS INDÍGENAS!
VIVA AS LUTAS DOS POVOS TRADICIONAIS!
VACINAÇÃO E DEMARCAÇÃO, JÁ!
FORA BOLSONARO-MOURÃO E SEUS ALIADOS DESSA POLÍTICA GENOCIDA!
#vacina #indígenas #indigenas #repudio #repúdio #DemarcaçãoJá

Um comentário:

  1. Esses caras estão estão se valendo de tipo de gente para justificar o injustificável em relação o fura filha da vacina dos pceudos índios mais por mais que procure esses políticos não convencer a população apodiense sobre esse ato criminoso de furar fila da vacina quem e que não conhece o povo de apidi?

    ResponderExcluir