Pesquisar este blog

09 junho 2021

Sesap prevê pactuação para vacinação de pessoas abaixo dos 60 anos no RN 'ainda nesta semana'

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte deverá fazer um acordo com municípios potiguares para começar a imunização de pessoas abaixo dos 60 anos contra a Covid no estado. 

Segundo Kelly Lima, coordenadora da Vigilância em Saúde, a expectativa é que o início da vacinação do público geral ocorra "ainda nesta semana". 

Três dos maiores municípios potiguares já abriram ou anunciaram abertura de vacinação de pessoas abaixo dos 60 anos, antes mesmo da pactuação entre estados e municípios sobre o assunto: Mossoró, Caicó e São Gonçalo do Amarante.

Duas reuniões sobre o assunto serão realizadas nesta quarta-feira (9). A primeira é da Câmara Intergestores Bipartite, que envolve representantes do estado e dos municípios na gestão da rede pública de saúde. 

Em seguida, o estado também deverá se reunir com os Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho, além da Defensoria Pública do Estado. 

"Nós não recebemos doses específicas para esse público, porém podemos e vamos pactuar para tirar uma porcentagem de doses a partir dessa remessa que recebemos na segunda e outra hoje para esse escalonamento. Eu acredito que não vai ter maiores problemas e ainda essa semana a gente vai começar essa imunização", afirmou Kelly em entrevista ao Bom Dia RN da Inter TV Cabugi. 

Kelly lamentou que municípios tenham aberto a vacinação para o público geral sem acordo formal entre na câmara de gestores e disse que a Secretaria Estadual de Saúde poderia notificá-los para que "revejam" a estratégia de iniciar a vacinação sem pactuação. 

Nesta terça-feira (8) o secretário municipal de Saúde de Natal, George Antunes, afirmou que aguardava a pactuação entre estados e municípios, além de acordo com o Ministério Público, para avançar na abertura da vacinação para o público geral. Ainda de acordo com ele, o município tinha cerca de 49 mil doses em estoque e pontos de vacinação ociosos. 

Levantamento do G1 publicado na última segunda-feira (7) apontou que Natal é a única capital do Nordeste que ainda não começou a vacinação de pessoas abaixo dos 60 anos, fora dos grupos prioritários contra a Covid-19. A maioria dos estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste também já avançaram na vacinação desse público. 

"É uma possibilidade que a gente consiga fazer de forma paralela, de forma simultânea, decrescente, escalonada, por idade, para que a gente atingir o maior número de pessoas, mas a gente não deve largar de mão essas categorias laborais, como os professores e trabalhadores da educação e muitas outras categorias, como os trabalhadores da limpeza urbana, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo", afirmou Kelly Lima, nesta quarta-feira (9). 

Ela reforçou que a possibilidade de abertura para esse público foi permitida pelo próprio Ministério da Saúde, mas também reforçou que os municípios devem fazer "busca ativa" pelas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e ainda não tomaram a vacina. 

*Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário