Pesquisar este blog

16 agosto 2021

UERN AÇÃO JÁ BENEFICIOU MAIS DE 600 CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Atividades artísticas são realizadas desde 2018 nos espaços da Paróquia de São José
Aulas gratuitas de teatro, ballet, teclado, violão para crianças e adolescentes que, muitas vezes, não teriam condições de pagar. O UERN Ação, um projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com o Projeto Esperança Padre Guido Tonelotto, da Paróquia de São José, leva muito mais que acesso às artes, apresenta inúmeros motivos para que os mais de 600 beneficiados diretamente acreditem em um futuro melhor.


Despertar talentos, oportunizar novos conhecimentos, aperfeiçoar habilidades e contribuir na formação cidadã de cada um dos participantes.

“É o maior bem que a Universidade oferece às camadas sociais mais pobres e excluídas do nosso entorno, a Paróquia de São José e periferias de sua atuação pastoral”, avalia Lígia Guerra, assessora do Projeto Esperança, que é coordenado por padre Eliseu Wilton de Maria e padre Robério de Holanda.
Aulas de violão proporcionaram a Maria Eduarda novas experiências e amizades
Para Guerra, os alunos do UERN Ação “são criaturas melhores no ver, no agir, no pensar e no sonhar com um futuro melhor para suas vidas”.

A opinião é ratificada pela jovem Maria Eduarda Carvalho, aluna do curso de violão. Além do aprendizado de um instrumento musical, proporcionou à adolescente de 13 anos novas experiências e amizades.

“Comecei a entender mais sobre música, perdi a timidez através das apresentações e atualmente passei a ser o núcleo nos encontros familiares por meio do violão. O UERN Ação me proporcionou um encantamento pela música que até então eu não conhecia e hoje me orgulho em falar que faço parte do grupo de violões. Música é a arte da alma”, destacou Maria Eduarda.
Meireluce dos Santos se sente orgulhosa pelo crescimento do filho Pedro Emanuel
Pedro Emanuel dos Santos Faustino, 10 anos, aprendeu a amar a arte e a música depois que ingressou no projeto. A mãe Meireluce dos Santos Costa Faustino conta que o filho mudou seu comportamento desde então.

“Pedro tem uma dedicação impar pela flauta, ao ponto de aprender músicas mesmo antes de serem ministradas em aula, pois conta com o apoio contínuo e excepcional do professor Marcos para sanar todas as suas dúvidas. É evidente que a flauta trouxe para ele uma mudança no seu comportamento principalmente na concentração quando vai desenvolver uma atividade”, relata orgulhosa.

As atividades do projeto tiveram início em junho de 2018, ofertando, em média, 100 vagas por semestre, de modo que cerca de 600 pessoas já foram beneficiadas de forma direta. Indiretamente, mais pessoas foram contempladas, como por exemplo, os pais e responsáveis.

O UERN Ação é uma atividade produzida, organizada, sistematizada e coordenada por professores e técnicos da Universidade que possuem vasta experiência na área de atuação artística.
Coordenador Hallyson Dantas exalta os benefícios que o projeto proporciona
“São pessoas que se doam pra fazer esse trabalho. Então, o resultado não poderia ser outro senão o fortalecimento de uma ação de extensão, o envolvimento dos pais e a continuidade dessas pessoas dentro do projeto. Existe o acolhimento familiar, existe o acolhimento social, existe toda uma rede social que faz com que essas pessoas estejam presentes no projeto e que sejam beneficiadas pela ação”, elencou o professor Hallyson Dantas, coordenador.

A Diretoria de Educação, Cultura e Artes (DECA) da Proex conduz as ações, mas conta com o apoio direto e indireto de outros setores da Uern, de alunos, bolsistas e voluntários de diferentes cursos, bem como o Grupo de Teatro Universitário Mossoroense (GRUTUM) e o Grupo de Dança Universitário de Mossoró (GRUDUM).

Pelo segundo semestre seguido, em razão da pandemia do novo coronavírus, as aulas estão acontecendo de forma remota. Essa modalidade de ensino permitiu, inclusive, a participação de alunos de outras cidades potiguares e estados brasileiros.

O período de inscrições para novas turmas, com mais de 70 vagas ofertadas, segue aberto até o próximo dia 11. As aulas remotas têm início ainda em agosto.

*Por Bruno Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário