Pesquisar este blog

06 outubro 2021

Nobel de Química vai a cientistas que criaram ferramenta para construção molecular

Foto: Nobel Prize/Divulgação
A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou nesta quarta-feira (6) os vencedores do Prêmio Nobel 2021 em Química. A dupla Benjamin List e David WC MacMillan levou o prêmio “pelo desenvolvimento de organocatálise assimétrica”, que consiste em uma ferramenta que capaz de atuar na construção molecular.

“Construir moléculas é uma arte difícil. Benjamin List e David MacMillan recebem o Prêmio Nobel de Química 2021 pelo desenvolvimento de uma nova ferramenta precisa para a construção molecular: a organocatálise. Isso teve um grande impacto na pesquisa farmacêutica e tornou a química mais verde”, disse a Academia ao anunciar os vencedores.

Os cientistas laureados nesta manhã dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de R$ 6,3 milhões na cotação atual. O alemão List, de 53 anos, é pesquisador vinculado ao Instituto Max-Planck, na Alemanha, e o britânico MacMillan, 53, atua na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Além do prêmio em dinheiro, eles receberão também uma medalha, com a face de Alfred Nobel, um diploma e um documento que atesta o valor do prêmio. As medalhas do Prêmio Nobel são feitas à mão em ouro reciclado de 18 quilates.

Segundo a Academia e o Comitê do Nobel, que analisaram a criação da ferramenta, trata-se de algo “engenhoso e novo”. A ferramenta tem sido usada na pesquisa de novos produtos farmacêuticos, além de tornar a Química mais verde.

De acordo com os membros do Nobel, a organocatálise se desenvolveu a uma velocidade surpreendente. “Os pesquisadores agora podem construir de forma mais eficiente qualquer coisa, desde novos produtos farmacêuticos até moléculas que podem capturar luz em células solares.”

*CNN Brasil/BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário