Pesquisar este blog

21 novembro 2022

Vamos viver uma desbolsonarização?

A grande quantidade de votos obtidos por Jair Bolsonaro nos mostrou que aparentemente este detém um grande patrimônio eleitoral e não pode ser ignorado. Porém apesar dos números impressionantes deste segundo turno, o futuro de Bolsonaro pode não ser tão promissor quanto se espera por parte dos bolsonaristas. No exercício da presidência, faltou ao presidente habilidade política para dialogar e liderar. Assistimos durante quase esses quatro anos uma coleção de desafetos, abandono de aliados, ataques às instituições e promoção de conflitos. O seu comportamento gerou uma forte reação das instituições.

Esse quadro negativo foi suficiente para dar maioria de votos ao seu adversário, e fazer o antibolsonarismo ser maior que o antipetismo. No campo político o tempo pode nos mostrar que alguns atores irão se desbolsonarizar, não por opção própria, mas para sobreviver ao xadrez da política. Aqueles que insistirem e se mantiverem fiéis ao bolsonarismo podem ou não aproveitar um novo ciclo, podem simplesmente minguar seu capital eleitoral para as próximas eleições.


A velocidade com que esse processo vai acontecer depende muito da capacidade e popularidade do próximo governo de Lula. Se o presidente do PT conseguir ser bem avaliado e avançar com pautas importantes para o Brasil, a tendência é o fortalecimento de uma direita para ao centro, mais moderada que fará uma oposição ao próximo governo. Neste cenário a desbolsonarização tenderá a se estender aos principais atores políticos a nível nacional e local, visto que em 2024 já teremos eleições para prefeitos e vereadores, é uma espécie de turbo que desloca o pêndulo do poder, da extrema-direita para uma direita moderada.

Se Lula cometer erros significativos, ou mesmo se o Brasil sofrer algum infortúnio que não esteja sob o controle do novo presidente, Bolsonaro pode recuperar o impulso culpando o governo pelas frustrações do povo. E as oportunidades para Lula escorregar são muitas: uma recessão global está no horizonte, a corrupção é profunda no Brasil e alguns de seus aliados mais extremistas tentarão empurrá-lo para políticas impopulares.

Será que Jair Bolsonaro chegará em 2024 com capacidade de influenciar as eleições? Esta questão pelo próprio histórico não favorece ao atual presente. A nível municipal os eleitores tendem a observar outros aspectos que não a ideologia, portanto o bolsonarismo pode ainda representar força eleitoral mais para o legislativo do que o executivo.

Portanto a conclusão que chego é que precisamos esperar um pouco mais para entender melhor o caminho. Não por Bolsonaro, mas esperar o comportamento do governo do PT, se ele for mais a cara da frente ampla formada para derrotar o bolsonarismo, a desbolsonarização tende a ser mais rápida, porém se Lula tentar imprimir mais uma cara petista ao seu governo, pode ser tudo aquilo que Bolsonaro precisa para se manter vivo.

*É Sociólogo.

*Blog do Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário