Pesquisar este blog

05 dezembro 2022

Segunda edição do Festival de Calungada acontece nesta quinta-feira (08)

Dando seguimento às comemorações aos seus 37 anos, o Grupo Arruaça de Teatro fará na próxima quinta-feira (08) mais uma edição do Festival de Calungada, evento que privilegia brincantes regionais desta arte centenária com apresentações e outras atividades como oficinas, debates, relatos de experiências e entrevistas como forma de fazer um registro dos mestres calungueiros.

A 2° edição do Festival será realizado na Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia, a partir das 15h com as presenças de Galego do Jucuri e o boneco Josafá, do Grupo de teatro de bonecos da Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia, do poeta e contador de histórias Marcus Vinicius com Maria Furdunço e o boneco Anastácio e o Forró Azunhado.

Mamulengo, fantoche, Cassimiro Coco, Babau, João Redondo ou Calunga, é a arte de realizar encenações com o manuseio de bonecos. A arte remonta a Pré-história, quando os humanos daquele período utilizavam as sombras projetadas pelas mãos ou dos dedos como uma forma de descontração. Segundo estudos, existem registros dessa forma de expressão desde 422 a.C. O projeto tem o Patrocínio Lei Aldir Blanc via Prefeitura Municipal de Mossoró.

*Difusora de Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário