Pesquisar este blog

19 janeiro 2025

APODI/RN: Lajedo de Soledade, é reconhecido como patrimônio Cultural do RN

A Governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei 12.031 de janeiro de 2025, que torna o Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade, em Apodi-RN, Patrimônio Cultural do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pelo ex-prefeito Alan Silveira.

"Mais um marco importante para o nosso município e para o nosso turismo!", enfatiza Alan Silveira. O atual prefeito, Luis Sabino, também festejou. "É conquista pra gente comemorar, minha gente! Um orgulho pra nossa terra e mais força pro turismo crescer!", destaca.

O Lajedo de Soledade está localizado na Chapada do município de Apodi, oeste do estado do Rio Grande do Norte. É a maior exposição de rocha calcária da Bacia Potiguar. Suas ravinas e cavernas abrigam pinturas rupestres e fósseis de animais da era glacial.

O Lajedo de Soledade está no roteiro turístico da região Oeste do Rio Grande do Norte, somando aí com as belíssimas cachoeiras e cavernas de Felipe Guerra, a casa de Pedra, em Martins, a Furna Feira, de Mossoró e as belas cidades de Martins e Portalegre, no Alto Oeste Potiguar.

O potencial hídrico (Barragens de Santa Cruz, Umari e Pau dos Ferros) e também os eventos de grande porte, como o Mossoró Cidade Junina, em Mossoró; o Festival Gastronômico, de Martins, o Carnaval em Apodi; A Finecap, em Pau dos Ferros; a Festa de São Sebastião, em Caraúbas; e o brilho de fim de Ano em Felipe Guerra, terminam por engrandecer o passeio no Oeste do RN.
No último dia 03 de janeiro, o Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto, esteve reunido com o Procurador do Estado, Francisco de Sales Matos, lotado na Procuradoria do Patrimônio e da Defesa Ambiental (PPDA), com Leonardo Troiano, Coordenador do IPHAN, e com Manoel Solto Maior, Arqueólogo do IPHAN., para tratar processo de reconhecimento internacional do Sítio Lajedo de Soledade como patrimônio mundial da UNESCO.

*Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário