Pesquisar este blog

07 janeiro 2020

Irã pede explicações ao Brasil sobre nota de apoio aos Estados Unidos

Além do Brasil, foram pedidos esclarecimentos para representantes de outros países como Alemanha e a Suíça
O Irã pediu explicações nesse domingo, 5, a representantes da diplomacia brasileira sobre o posicionamento do País após o ataque realizado pelos Estados Unidos no Iraque, que resultou na morte do general Qassem Soleimani, que era comandante da Guarda Revolucionária do Irã. Com o embaixador de férias, uma reunião foi realizada entre a encarregada de negócios da embaixada brasileira, Maria Cristina Lopes, e o Ministério das Relações Exteriores iraniano.

A informação da reunião foi confirmada ao jornal O Globo. O Itamaraty não divulgou o teor da conversa, mas afirmou que "transcorreu com cordialidade". Além do Brasil, foram pedidos esclarecimentos para representantes de outros países como Alemanha e a Suíça.

A reação do Irã veio em resposta a nota divulgada pelo Itamaraty na última sexta, 3. No texto, sem mencionar a morte do general iraniano, o governo brasileiro manifestou apoio "à luta contra o flagelo do terrorismo" e afirmou que a situação "requer a cooperação de toda a comunidade internacional".

Além disso, a mensagem informa que o Brasil "está igualmente pronto a participar de esforços internacionais que contribuem para evitar uma escalada neste momento". Destaca também a intenção do País de participar das ações por considerar que "o Brasil não pode permanecer indiferente a essa ameaça, que afeta inclusive a América do Sul", referindo-se aos terrorismo.

A nota brasileiro veio após a declaração dada no mesmo dia pelo presidente Bolsonaro à TV Bandeirantes. Na ocasião, disparou críticas ao Irã e defendeu o presidente Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. "A nossa posição é a de se aliar a qualquer país do mundo no combate ao terrorismo. Nós sabemos o que em grande parte o Irã representa para os seus vizinhos e para o mundo”, declarou Bolsonaro.

As declarações foram avaliadas pelo próprio Governo Brasileiro. As alas militares pediram cautela e insistiram que o Brasil se mantivesse neutro no caso, por por avaliar relações diplomáticas e comerciais. 


*JBelmont.

Nenhum comentário:

Postar um comentário