Pesquisar este blog

21 dezembro 2020

ESTAÇÃO VERÃO: CLIMA E PREVISÃO DE CHUVAS PARA JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO DE 2021

A estação mais quente do ano começou nesta segunda-feira(21), por volta das 07h05. De acordo com as análises da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte-EMPARN, a previsão para a estação é dentro da normalidade, devido a influência do fenômeno ‘La Niña’. 

“O fenômeno La Niña que acontece com a diminuição na temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico provoca uma maior circulação dos ventos na região Nordeste do Brasil mantendo a regularidade das chuvas para o período”, disse o chefe da unidade, Gilmar Bristot.  

Chuvas  

Sobre as chuvas, Bristot explica que nos meses de janeiro e fevereiro, quando acontecem as tradicionais chuvas da pré-estação chuvosa no Rio Grande do Norte, “elas serão ocasionadas pelos sistemas que transitam sobre o Nordeste e são de baixa previsibilidade e podem ou não acontecer”. Já para o período chuvoso de fevereiro a maio de 2021, o meteorologista diz que “as condições analisadas são propícias para a ocorrência de chuvas acima do normal para o Nordeste como um todo”. 

Para o período de janeiro a março a previsão, por região, é: Oeste do RN com o maior volume com a estimativa de 315 mililitros (mm); as regiões Leste e Central do RN, deverão receber, cada uma, 250 mm; E a região Agreste tem previsão de 188 mm de volume.  

Temperatura  

Para a capital potiguar, as análises apontam que, as temperaturas máximas esperadas deverão variar entre 28°C e 33°C e as mínimas, entre 24°C a 26°C. No interior, em algumas cidades do Alto Oeste a temperatura máxima poderá chegar a 38ºC e ter uma queda durante a noite, podendo registrar a mínima de 27ºC. Na região serrana a temperatura mínima poderá registrar 23°C  

Monitor de Secas   

As análises realizadas não registraram alterações na condição de seca no Rio Grande do Norte, mantendo no mês de novembro, 83% da sua extensão territorial atingida pelo fenômeno. Com relação aos impactos de curto e longo prazo se mantem em parte do Seridó e Borborema, e curto prazo nas demais áreas do território potiguar.  

Serviço: 

Temperatura do verão- janeiro a março de 2021 

Natal- mínimas 24°C a 26°C/máximas 28°C a 33º 

Interior- mínimas 27°C a 29°C/ máximas 35°C a 38°C 

Região Serrana- mínima de 23°C (durante a noite) 

Previsão de chuvas- janeiro a março 2021 

Oeste: 315 mm 

Leste:250 mm 

Central: 250 mm 

Agreste: 188 mm

Nenhum comentário:

Postar um comentário