Pesquisar este blog

03 fevereiro 2021

APODI-RN: PARÓQUIA COMPLETA 255 ANOS

A Paróquia de Apodi foi criada por provisão de 03 de fevereiro de 1766, do Bispado de Olinda e Recife, por Dom Francisco Xavier Aranha, graças aos esforços do padre João da Cunha Paiva, primeiro vigário de Apodi. O português Antônio da Mota Ribeiro, primeiro procurador da Matriz de São João Batista do Apodi, também exerceu grande influência na criação da paróquia. Segundo os historiadores Manoel Antônio de Oliveira Coriolano e Nonato Mota, a atual Igreja-Matriz já se encontrava edificada quando foi criada a paróquia. 

A Paróquia de Apodi era detentora de vasta atuação territorial, com a sua jurisdição eclesiástica estendendo-se até a pancada do mar, ou seja, até onde hoje estão situadas as cidades de Tibau, Grossos e Areia Branca, tornando o trabalho cansativo para os Párocos que tinham que percorrer longas distâncias para realizarem os ritos sacerdotais - batizados e casamentos. 

A paróquia do Apodi é subordinada a Diocese de Mossoró, e foi desmembrada da Paróquia de Pau dos Ferros, e tem a particularidade de possuir dois padroeiros: São João Batista e Nossa Senhora da Conceição, cujas festas se realizam nos dias 24 de junho e 8 de dezembro, respectivamente.

O Padre Francisco das Chagas da Costa é o atual Pároco da Igreja Matriz de Apodi e o Padre Talvacy Chaves de Freitas exerce a função de Vigário-Paroquial.

*Fonte: Fatos de Apodi

Nenhum comentário:

Postar um comentário