Pesquisar este blog

20 maio 2022

IFRN CAMPUS APODI: Alunas do Curso Técnico em informática desenvolvem aplicativo que facilita a comunicação de pessoas com deficiência.

Ana Cristina
, Hellen Sousa e Antônia Laila são alunas do 4º ano do curso técnico integrado em Informática que encontraram na ciência e tecnologia uma forma de ajudar pessoas com deficiência. Sob a Orientação do professor Samuel Rego, as estudantes desenvolveram o aplicativo mobile AlterCom o qual visa ajudar pessoas portadoras de algum tipo de dificuldade na comunicação.

A ferramenta facilita a interação interpessoal e trabalha questões educacionais, contando com artifícios audiovisuais apresentados de forma eficiente. Além disso, o usuário tem acesso a algumas categorias que possuem mensagens de voz, junto com imagens e legendas úteis à comunicação cotidiana dentro do ambiente institucional, dispostos de maneira simples e de fácil compreensão.

Para desenvolver o aplicativo as alunas receberam o apoio do NAPNE (Núcleo de Apoio Às Pessoas Com Necessidades Educacionais Específicas) responsável por auxiliar no desenvolvimento do projeto, avaliando a viabilidade e contribuindo para a aplicação dessa ferramenta no Campus Apodi. O aluno, participante do NAPNE, João Luís Câmara Galvão que possui dificuldade na fala, está testando o protótipo do aplicativo e até o momento os resultados vêm sendo positivos, facilitando o convívio do usuário no âmbito escolar.

A aluna Ana Cristina ressalta a importância da realização desse projeto de pesquisa no âmbito escolar:

“O projeto é relevante, pois mesmo com todos os desenvolvimentos tecnológicos que ocorreram nos últimos tempos, ainda há poucos estudos acerca da comunicação alternativa, além de haver uma grande limitação nos poucos softwares existentes que não englobam opções necessárias para a interação dentro das instituições de ensino” afirma a estudante.

O aplicativo AlterCom foi planejado com o suporte e recomendações de profissionais qualificados, como psicólogos e psicopedagogos, que apontaram orientações sobre como o ambiente deveria ser elaborado para facilitar a utilização por parte dos usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário