O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, realizou na terça-feira, 22, a décima captação de órgãos para transplantes em 2022, totalizando 42 captações durante o período de criação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), em 2016.
A equipe coordenada pelo cirurgião-geral de Recife-PE, Dr. Bernardo David Sabat, chegou a Mossoró por volta das 9h30, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com o procedimento iniciado às 10h30, e finalizado as 13h30. Os rins e fígado foram levados para transplantes em Recife e as córneas em Natal.
O doador foi um paciente do sexo feminino, com 59 anos de idade, de Mossoró, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), com sua família sendo solidária com a causa, autorizando a doação. Um verdadeiro ato de amor ao próximo.
O HRTM vem sendo destaque no trabalho de captação de órgãos, com a equipe da CIHDOTT empenhada em fazer um trabalho educativo junto aos órgãos de imprensa local e do Estado, no intuito de esclarecer a população sobre a importância da doação de órgãos, tema que ainda tem muito tabu na sociedade, informou Susana Mendes, enfermeira coordenadora da CIHDOTT/HRTM.
*Fonte: Governo do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário