Pesquisar este blog

12 abril 2023

Natal-RN: Bebê é transferido de Natal para São Paulo em avião da FAB para avaliação de transplante

Um bebê de cinco meses foi transferido em uma avião da Força Aérea Brasileira (FAB), de Natal para São Paulo, na manhã desta terça-feira (11). O traslado foi resultado de um trabalho em coordenação entre o Governo do Estado e o Ministério da Defesa. O paciente foi levado para a avaliação de um possível transplante.

O paciente estava internado na Maternidade Januário Cicco. O bebê foi transportado às 10h30 pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o aeroporto na aeronave da FAB, que decolou às 11h30 da Base Aérea de Natal. A escolta foi feita por batedores do Esquadrão Águia do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual da Polícia Militar. A transferência do bebê foi articulada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

De acordo com dados da Coordenação de Regulação e Avaliação em Saúde da Sesap, o processo de transferência pelos procedimentos burocráticos demoraria em média mais uma semana. "Houve uma força-tarefa para que o bebê pudesse ser transferido com toda assistência garantida e com celeridade. A regulação trabalha diariamente para que os pacientes tenham acesso à saúde da melhor maneira possível", disse Letícia Duarte, coordenadora de regulação.

O trâmite de transferência foi realizado a partir de um contato direto entre a governadora Fátima Bezerra e o ministro da Defesa José Mucio. "Não tenho palavras para agradecer ao ministro por tamanha celeridade e atenção. É uma vida, isso representa muito", disse a governadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário