Pesquisar este blog

09 novembro 2021

Chegada de Bolsonaro ao PL poderá causar fuga de deputados da sigla no RN

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deverá se filiar em breve ao Partido Liberal (PL). O anúncio já foi feito pelo próprio governante e recebe o aval do presidente nacional da sigla, Waldemar Costa Neto. A filiação, se concretizada, provocará profundas transformações no cenário político no Rio Grande do Norte.

A expectativa, de acordo com avaliação feita por pessoas próximas a deputados que integram o PL no Estado potiguar (Kléber Rodrigues, Gustavo Soares e Ubaldo Fernandes), é que haja “fuga” de parlamentares da sigla.

Os três deputados peelistas norte-riograndenses integram a base de apoio do governo Fátima Bezerra (PT) na Assembleia e a expectativa é que continuem. Muitas são as razões e motivos que explicam essa continuidade.

O primeiro deles é a proximidade e a identificação dos três com os projetos e a pauta da gestão Fátima Bezerra. George Soares foi inclusive líder do governo na Assembleia, fazendo qualificada defesa da atuação da professora Fátima Bezerra à frente do Executivo estadual.

Kléber Rodrigues e Ubaldo Fernandes, assim com George, são parlamentares com discurso qualificado, ideias progressistas e defesa de direitos, totalmente oposto do que defende Bolsonaro e do que se vê bolsonarismo.

Além disso, ao chegar ao PL, Bolsonaro vai querer espaços no partido para abrigar seus apoiadores no Rio Grande do Norte, sobretudo aqueles que devem ir às urnas para ajudar ao projeto de reeleição do presidente e as tentativas de Fábio Faria (PSD) de se candidatar e vice-presidente, e de Rogério Marinho (sem partido) de chegar ao Senado.

Presidente do PL no Rio Grande do Norte, o deputado federal potiguar João Maia, que tem votado em quase todos os projetos de Bolsonaro na Câmara Federal, já está agindo para evitar a “sangria”, em caso de confirmação da filiação do chefe do Executivo nacional.

Hoje, em Brasília, João Maia reuniu, em um café da manhã, dois dos três deputados peelistas: Kléber Rodrigues e George Soares. Além deles, também esteve presente o prefeito de Assu, Gustavo Soares, filiado ao PL e irmão de George. João já sentiu que a fuga poderá ser grande.

O Blog Na Boca da Noite ligou para assessores dos deputados George Soares e Kléber Rodrigues para saber qual o posicionamento dos parlamentares sobre esse novo cenário político. As ligações não foram atendidas, nem houve retorno. Nós não conseguimos contatar o deputado Ubaldo Fernandes.

*Fonte: Blog Na Boca da Noite 

Nenhum comentário:

Postar um comentário