Pesquisar este blog

26 novembro 2022

SERRA DO MEL-RN: PRESIDENTE DA CÂMARA PARTICIPA DA CARAVANA DO CAJU 2022

Na manhã de hoje (25), Thiago Freitas (PSDB) Presidente da Câmara Municipal de Serra do Mel participou da Caravana Caju 2022, evento que faz parte da programação da 40° festa do Caju em Serra do Mel, esse momento aconteceu no ginásio da Escola Estadual Padre José de Anchieta, vila Brasília. Entre as discussões, foi debatido sobre o panorama do desenvolvimento de clones de cajueiro da Embrapa Agroindústria Tropical, assim como também a apresentação do novo clone de cajueiro - anão BRS 555, com foco em altitude elevada.
Na ocasião, o presidente da Câmara, representando a todos os vereadores, aproveitou a oportunidade e agradeceu a todos os parceiros: Sebrae, Embrapa, Prefeitura municipal de Serra do Mel em nome do Prefeito Josivan Bibiano, banco do nordeste e Emater - RN; e também fez um chamamento a essas instituições para que elas deem maior atenção aos produtores de caju e castanha, principalmente ao pequeno produtor, pois nesse momento de safra é possível perceber que se instala um cartel no município, tornando a comercialização da castanha de forma barata e o produtor sendo "obrigado" a vender diante da única possibilidade de renda.
A partir dessa percepção, a Câmara Municipal propôs que as presentes entidades desenvolvam algo para melhorar a situação. A sugestão é de que seja construída uma fábrica de beneficiamento de caju, para que se garanta uma segunda fonte de renda e com isso o produtor não tenha a obrigatoriedade de vender a castanha de acordo com o preço que lhes é estabelecido. 
Como uma forma de oficializar o pedido, Thiago Freitas entregou ofício a essas instituições, no qual reafirmou em suas palavras a importância de se pensar ações que fortaleçam os produtores do município.
#Legislativo #Castanha #Caju #Palestra #Produtores #SerraDoMel #CaravanaCaju #Parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário