Pesquisar este blog

31 maio 2023

CIÊNCIA: Ferramenta da UFRN ajuda a identificar melhor procedimento contra o câncer

A busca constante pela excelência no combate ao câncer resultou em avanços significativos na área da imunoterapia. Dentre essas evoluções, o GENerator of T cell receptor repertoire features for machine Learning (conhecido por Gentle) ganha destaque.

Este aplicativo de código aberto foi desenvolvido para aprimorar as perspectivas do tratamento da doença, trazendo novos horizontes, inclusive para a área da biologia.
Avanço na Imunoterapia com Apoio Computacional

A ferramenta Gentle foi desenvolvida com o suporte do Núcleo de Processamento de Alto Desempenho (NPAD/UFRN). A ideia é usar machine learning para analisar dados, extrair biomarcadores e construir classificadores para entregar os melhores resultados no tratamento do câncer.

Este projeto inovador é fruto de uma colaboração entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Bar-Ilan de Israel. O estudante de doutorado Dhiego Souto, sob a orientação do professor César Rennó Costa, foi responsável pela concepção da Gentle, uma missão do Programa Institucional de Internacionalização (Print/UFRN) que busca a excelência acadêmica e científica.

A Tecnologia como Aliada na Luta Contra o Câncer

Com o Gentle, os médicos e pesquisadores podem avaliar os dados de sequenciamento genético do paciente e prepará-lo para a aplicação de novos procedimentos. A ferramenta utiliza metodologias de inteligência artificial aplicadas em receptores de células T (TCR), que são essenciais no tratamento do câncer.

O Gentle tem o potencial de identificar o tratamento mais eficaz para cada paciente. Ao distinguir os resultados de diferentes procedimentos, é possível entender quais tratamentos estão gerando o efeito esperado e quais não estão.

Aplicação Clínica da Ferramenta Gentle
Dhiego Souto, idealizador do Gentle, à esquerda, e o professor César Rennó Costa, orientador da pesquisa – Agecom/UFRN

Em um estudo de caso, a equipe de pesquisa empregou o Gentle para analisar dados de células T regulatórias (TRegs) e células T convencionais (TConvs), elementos-chave na resposta imunológica ao câncer. Nos testes clínicos, o Gentle diferenciou rapidamente as características dos grupos saudáveis e de pacientes com câncer de mama, demonstrando sua eficácia no diagnóstico.

A utilidade da ferramenta vai além do diagnóstico, pois também pode ser usada para avaliar o progresso do tratamento e orientar futuras decisões terapêuticas. A Gentle pode, portanto, ser considerada uma ferramenta revolucionária na luta contra o câncer.
O Papel da Supercomputação no Desenvolvimento da Gentle

O supercomputador do NPAD foi fundamental para a criação da Gentle. Foram realizados testes de aplicação e análises preliminares para validar as técnicas incluídas na ferramenta. Segundo o professor César Rennó, o acesso ao supercomputador acelerou o desenvolvimento da pesquisa, dada a necessidade de alta capacidade computacional.

O Gentle tem o potencial de melhorar o tratamento de câncer, buscando a máxima eficácia com o mínimo de efeitos colaterais. Representa um importante passo em direção a uma abordagem integrada e personalizada no tratamento da doença. A ferramenta é de código aberto e fácil de usar, estando disponível para todos no site oficial e no GitHub.

*Fonte: https://oportaln10.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário