No dia 27 de junho de 1834, na administração do Presidente Basílio Quaresma Torreão, esta honrada instituição passou a existir com a denominação de Corpo de Polícia da Província.
Posteriormente vieram as denominações de Corpo Policial do Rio Grande do Norte; Companhia de Polícia; Meia Companhia de Polícia; Corpo Militar de Segurança; Batalhão de Segurança; Batalhão Policial Militar; Força Pública Militar, até a nomenclatura atual de Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
Atualmente é composta por variados órgãos e serviços especializados, atendendo em todos os 167 municípios do solo potiguar, contando com um efetivo de audazes homens e mulheres, que executam diuturnamente o policiamento ostensivo.
Ao longo de sua história, a Polícia Militar gradativamente modernizou e ampliou as suas formas de mantenedora da Ordem pública, como por exemplo a criação da Companhia de Rádio Patrulhamento, na década de 60.
Desde então, diversas outras modalidades de policiamento foram adotadas para o melhor desempenho de suas atribuições constitucionais, como o Policiamento de Trânsito; Ambiental; Comunitário; de Choque; Operações Especiais; Operações Rurais; Operações Aéreas, Dentre outros.
O 6º Batalhão de Polícia Militar expressa suas congratulações por esta valorosa data, ao tempo em que se orgulha por fazer parte desta gloriosa instituição de importância imensurável para a sociedade, sempre operando com vistas a garantir a ORDEM; a SEGURANÇA PÚBLICA e a TRANQUILIDADE do Cidadão, que preza pela garantia e o respeito aos direitos humanos.
POLÍCIA MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE
Servir e Proteger.
Parabéns a todos os PMs, que honram a farda da corporação!
*Jair Sampaio
Nenhum comentário:
Postar um comentário