Durante a realização da Feira da Reforma Agrária e da Cultura Camponesa que teve a Festa do Arroz Vermelho acontecendo de forma conjunta a Conab anunciou o investimento de cerca de 1 milhão de reais, contratando via PAA e Fomentos Rurais direcionados aos camponeses.
O investimento é de se uma importância para o desenvolvimento da nossa agricultura familiar que ganha mais fôlego! Com o aporte do valor financeiro viabilizado pela Conab, Apodi avança na valorização da Cultura Camponesa e na Reforma Agrária. Este investimento é um passo fundamental para fortalecer quem produz o alimento que chega à nossa mesa.
A CPT-RN esteve à frente da realização da feira aqui no estado, onde o MDA aportou o apoio financeiro, assim como contou com o apoio de todas as organizações que atuam no movimento campesino da região; ONGs, cooperativas, movimentos sociais, associações e sindicatos.
Seguimos juntos, construindo um futuro mais sustentável para o nosso sertão! 🌾🤝
_Nos siga no Instagram:_ https://www.instagram.com/p/DaGV1vJtmHZ/?igsh=MXEyODJ6NWY0d3Y0dw==
Pesquisar este blog
27 junho 2026
ASSU/RN: HOMEM É PERSEGUIDO E MORTO EM VIA PÚBLICA NO BAIRRO VERTENTES
Na madrugada deste sábado 27 de junho de 2026, por volta das 03h30min, um homicídio por disparos de arma de fogo foi registrado na cidade de Assú, na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com as primeiras informações, criminosos invadiram uma residência localizada no bairro Vertentes após arrombarem a porta da frente do imóvel.
Em seguida, efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra o morador, identificado como Jardson Gonçalves Nogueira, conhecido como “Neném”. A vítima foi atingida pelos primeiros tiros ainda no interior da residência.
Mesmo ferido, Jardson conseguiu correr pela Rua dos Poetas na tentativa de escapar dos atiradores, mas foi perseguido e alcançado em via pública, onde acabou sendo executado. Segundo informações da polícia, Jardson possuía antecedentes por tráfico de drogas, com registro de prisão em 2017, sendo a última ocorrência em 12 de março de 2026.
A Polícia Militar foi acionada e realizou o isolamento da área para os trabalhos da perícia da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN). Após os procedimentos periciais, o corpo foi removido para exames de necropsia no IML unidade da PCI em Mossoró.
Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A Polícia Civil instaurará inquérito para investigar o crime e apurar a autoria e a motivação da execução.
Em seguida, efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra o morador, identificado como Jardson Gonçalves Nogueira, conhecido como “Neném”. A vítima foi atingida pelos primeiros tiros ainda no interior da residência.
Mesmo ferido, Jardson conseguiu correr pela Rua dos Poetas na tentativa de escapar dos atiradores, mas foi perseguido e alcançado em via pública, onde acabou sendo executado. Segundo informações da polícia, Jardson possuía antecedentes por tráfico de drogas, com registro de prisão em 2017, sendo a última ocorrência em 12 de março de 2026.
A Polícia Militar foi acionada e realizou o isolamento da área para os trabalhos da perícia da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN). Após os procedimentos periciais, o corpo foi removido para exames de necropsia no IML unidade da PCI em Mossoró.
Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A Polícia Civil instaurará inquérito para investigar o crime e apurar a autoria e a motivação da execução.
*Fonte: Assú Notícia.
Homem de 55 anos, natural de Grossos é assassinado a tiros em Assú
Um homem natural do município de Grossos, na região da Costa Branca potiguar, foi assassinado a tiros no início da tarde desta sexta-feira 26 de junho de 2026, no município de Assú, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
A vítima foi identificada como Elian Honorato de Melo, de 55 anos. De acordo com as primeiras informações, ele estava lavando um carro as margens do Rio Açú, quando um casal chegou ao local em uma motocicleta.
O homem que estava na garupa desceu e efetuou vários disparos de arma de fogo contra Elian, que não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local, antes da chegada do socorro.
Policiais militares do 10º Batalhão foram acionados e realizaram o isolamento da área até a chegada das equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica, responsáveis pelos procedimentos de perícia e pela remoção do corpo.
A motivação do crime ainda é desconhecida e será investigada pela Polícia Civil. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.
A vítima foi identificada como Elian Honorato de Melo, de 55 anos. De acordo com as primeiras informações, ele estava lavando um carro as margens do Rio Açú, quando um casal chegou ao local em uma motocicleta.
O homem que estava na garupa desceu e efetuou vários disparos de arma de fogo contra Elian, que não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local, antes da chegada do socorro.
Policiais militares do 10º Batalhão foram acionados e realizaram o isolamento da área até a chegada das equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica, responsáveis pelos procedimentos de perícia e pela remoção do corpo.
A motivação do crime ainda é desconhecida e será investigada pela Polícia Civil. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.
*Fim da Linha
Lula cumprirá agenda no RN no dia 2 de julho
Foto: Ricardo Stuckert/PR
A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta quinta-feira que o presidente Lula (PT) vai cumprir agenda no Rio Grande do Norte no próximo dia 2 de julho.Ele deve inaugurar um túnel da Transposição do Rio São Francisco no município de Major Sales. Essa obra vai levar águas para a região Oeste do RN. A expcettaiva é de que Lula também visite as obras de duplicação da BR-304.
Política
Do ponto de vista político, o objetivo de Lula é impulsionar as candidaturas do PT ou alinhadas ao partido, especialmente a de Cadu Xavier, ao governo, e Samanda Alves, para o Senado numa tentativa de transferência de votos.
*Saulo Vale
Avião da FAB chega à Venezuela com missão humanitária
O avião da FAB deve chegar à Venezuela na noite desta sexta-feira (26) levando a primeira missão humanitária brasileira para apoiar as operações de busca e resgate após os terremotos que atingiram o país. A aeronave decolou às 13h18 da Base Aérea de Cumbica, em Guarulhos (SP), com destino a Maracay. Antes disso, fará uma parada técnica em Boa Vista (RR) para reabastecimento.
A bordo do KC-390 Millennium seguem 44 profissionais especializados em resgate, além de cães farejadores, equipamentos de localização e cerca de 13 toneladas de materiais. Além disso, o Governo Federal confirmou o envio de um hospital de campanha neste sábado (27).
A bordo do KC-390 Millennium seguem 44 profissionais especializados em resgate, além de cães farejadores, equipamentos de localização e cerca de 13 toneladas de materiais. Além disso, o Governo Federal confirmou o envio de um hospital de campanha neste sábado (27).
Militares brasileiros preparam voo para seguirem em direção à Venezuela para levar ajuda humanitária – Reprodução Larissa Alves/SBT News
Equipe reúne bombeiros e especialistas
A missão reúne 36 bombeiros, sendo 13 de São Paulo, 13 de Minas Gerais e 10 do Paraná. Além deles, participam quatro integrantes da Defesa Civil Nacional e quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A operação também transporta seis cães farejadores, dois de cada estado participante. Ao mesmo tempo, as equipes levam antenas de alta sensibilidade capazes de localizar sinais de celulares sob os escombros. Dessa forma, os equipamentos atuarão em conjunto com os cães durante as buscas por sobreviventes.
Segundo o diretor de Preparação e Socorro da Defesa Civil Nacional e chefe da missão, Armin Braun, os próximos dias serão decisivos para localizar pessoas com vida.
Além disso, Braun explicou que o rastreamento de sinais de celulares ajudará a direcionar as equipes para os locais com maior possibilidade de resgate. Assim, os bombeiros poderão concentrar os esforços nas áreas consideradas prioritárias.
Bombeiros atuarão de forma autossuficiente
A major Daniela Santos de Oliveira, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, comandará a equipe brasileira de busca e resgate. Segundo ela, toda a estrutura foi planejada para permitir que os profissionais atuem sem depender da infraestrutura local.
Por isso, a equipe seguirá totalmente equipada para montar uma base de operações própria e permanecer na Venezuela pelo tempo necessário.
Mesmo passados dois dias desde os terremotos, Daniela acredita que ainda existem chances de encontrar sobreviventes. Além disso, ela destacou que os cães farejadores continuam sendo a principal ferramenta para indicar os locais onde as equipes devem iniciar as buscas.
Segundo a major, os animais conseguem identificar rapidamente áreas com possibilidade de vítimas. Em seguida, as equipes entram em ação para confirmar os sinais e iniciar o resgate.
Daniela também comparou a missão na Venezuela à operação realizada pelos bombeiros brasileiros após o terremoto na Turquia. De acordo com ela, os dois cenários apresentam elevado grau de complexidade devido ao risco constante de novos tremores.
Novo voo levará hospital de campanha
O comandante da aeronave, major Anderson Dias Santiago, explicou que o KC-390 fará apenas uma parada para reabastecimento antes de seguir para a Venezuela. Depois disso, a aeronave continuará o voo até Maracay. A previsão é que toda a viagem dure cerca de 11 horas.
Santiago lembrou que a Força Aérea Brasileira já participou de diversas missões humanitárias. Entre elas, estão o transporte de oxigênio durante a pandemia da Covid-19, o combate aos incêndios no Pantanal, o resgate de brasileiros durante a guerra na Ucrânia e uma missão recente de apoio na Bolívia.
No entanto, o apoio brasileiro não termina com esse primeiro embarque. O Governo Federal informou que um novo voo partirá neste sábado (27), da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
A aeronave transportará um hospital de campanha especializado em atendimento de trauma, medicamentos, insumos e uma equipe formada por 48 profissionais da saúde.
Além disso, o Brasil enviará cem purificadores de água movidos a energia solar. Cada equipamento poderá produzir até cinco mil litros de água potável por dia. Posteriormente, os equipamentos serão entregues à Defesa Civil da Venezuela.
Brasil poderá ampliar ajuda humanitária
Após a chegada das equipes, as autoridades brasileiras avaliarão as necessidades mais urgentes da operação. A partir dessa análise, o Governo Federal decidirá se enviará novos reforços e definirá a duração da missão.
Enquanto isso, outros países também prestam assistência à Venezuela. Segundo a presidente interina Delcy Rodríguez, México, El Salvador e República Dominicana já enviaram ajuda humanitária às áreas atingidas pelos terremotos.
Equipe reúne bombeiros e especialistas
A missão reúne 36 bombeiros, sendo 13 de São Paulo, 13 de Minas Gerais e 10 do Paraná. Além deles, participam quatro integrantes da Defesa Civil Nacional e quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A operação também transporta seis cães farejadores, dois de cada estado participante. Ao mesmo tempo, as equipes levam antenas de alta sensibilidade capazes de localizar sinais de celulares sob os escombros. Dessa forma, os equipamentos atuarão em conjunto com os cães durante as buscas por sobreviventes.
Segundo o diretor de Preparação e Socorro da Defesa Civil Nacional e chefe da missão, Armin Braun, os próximos dias serão decisivos para localizar pessoas com vida.
Além disso, Braun explicou que o rastreamento de sinais de celulares ajudará a direcionar as equipes para os locais com maior possibilidade de resgate. Assim, os bombeiros poderão concentrar os esforços nas áreas consideradas prioritárias.
Bombeiros atuarão de forma autossuficiente
A major Daniela Santos de Oliveira, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, comandará a equipe brasileira de busca e resgate. Segundo ela, toda a estrutura foi planejada para permitir que os profissionais atuem sem depender da infraestrutura local.
Por isso, a equipe seguirá totalmente equipada para montar uma base de operações própria e permanecer na Venezuela pelo tempo necessário.
Mesmo passados dois dias desde os terremotos, Daniela acredita que ainda existem chances de encontrar sobreviventes. Além disso, ela destacou que os cães farejadores continuam sendo a principal ferramenta para indicar os locais onde as equipes devem iniciar as buscas.
Segundo a major, os animais conseguem identificar rapidamente áreas com possibilidade de vítimas. Em seguida, as equipes entram em ação para confirmar os sinais e iniciar o resgate.
Daniela também comparou a missão na Venezuela à operação realizada pelos bombeiros brasileiros após o terremoto na Turquia. De acordo com ela, os dois cenários apresentam elevado grau de complexidade devido ao risco constante de novos tremores.
Novo voo levará hospital de campanha
O comandante da aeronave, major Anderson Dias Santiago, explicou que o KC-390 fará apenas uma parada para reabastecimento antes de seguir para a Venezuela. Depois disso, a aeronave continuará o voo até Maracay. A previsão é que toda a viagem dure cerca de 11 horas.
Santiago lembrou que a Força Aérea Brasileira já participou de diversas missões humanitárias. Entre elas, estão o transporte de oxigênio durante a pandemia da Covid-19, o combate aos incêndios no Pantanal, o resgate de brasileiros durante a guerra na Ucrânia e uma missão recente de apoio na Bolívia.
No entanto, o apoio brasileiro não termina com esse primeiro embarque. O Governo Federal informou que um novo voo partirá neste sábado (27), da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
A aeronave transportará um hospital de campanha especializado em atendimento de trauma, medicamentos, insumos e uma equipe formada por 48 profissionais da saúde.
Além disso, o Brasil enviará cem purificadores de água movidos a energia solar. Cada equipamento poderá produzir até cinco mil litros de água potável por dia. Posteriormente, os equipamentos serão entregues à Defesa Civil da Venezuela.
Brasil poderá ampliar ajuda humanitária
Após a chegada das equipes, as autoridades brasileiras avaliarão as necessidades mais urgentes da operação. A partir dessa análise, o Governo Federal decidirá se enviará novos reforços e definirá a duração da missão.
Enquanto isso, outros países também prestam assistência à Venezuela. Segundo a presidente interina Delcy Rodríguez, México, El Salvador e República Dominicana já enviaram ajuda humanitária às áreas atingidas pelos terremotos.
*Gláucia Lima
MOSSORÓ/RN: MOTORISTA É PRESO APÓS FUGIR DE BLITZ E AINDA BATER EM VIATURA DO TRÂNSITO MUNICIPAL
Um homem foi preso na madrugada desta sexta-feira (26) após fugir de uma blitz da Operação Sopro Zero e colidir o veículo que conduzia contra uma viatura da Diretoria de Fiscalização de Trânsito e Transportes (DFTT), em Mossoró.
Segundo informações dos agentes de trânsito, o motorista havia vindo do Ceará para participar do Mossoró Cidade Junina. Após deixar a Estação das Artes, onde teria se encontrado com uma mulher, ele se deparou com uma fiscalização de trânsito.
Ainda de acordo com a ocorrência, o condutor desobedeceu à ordem de parada e fugiu da blitz, colocando em risco a segurança dos agentes e demais pessoas que estavam na via. Durante a fuga, ele quase atropelou um dos fiscais de trânsito.
Foi iniciado um acompanhamento pelas ruas do bairro Nova Betânia. Na Rua Alaíde de Escóssia, o motorista perdeu o controle do veículo e colidiu de frente com a viatura da DFTT. Após a colisão, o homem recebeu voz de prisão. Ele recusou realizar o teste do bafômetro, mas admitiu aos agentes que havia ingerido bebida alcoólica.
Durante a vistoria no automóvel, foram encontradas garrafas de bebidas alcoólicas. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Plantão, onde foram adotados os procedimentos cabíveis. Apesar do impacto da colisão, nenhum agente de trânsito ficou ferido. O motorista também recebeu atendimento no local e, em seguida, foi encaminhado à unidade policial.
Segundo informações dos agentes de trânsito, o motorista havia vindo do Ceará para participar do Mossoró Cidade Junina. Após deixar a Estação das Artes, onde teria se encontrado com uma mulher, ele se deparou com uma fiscalização de trânsito.
Ainda de acordo com a ocorrência, o condutor desobedeceu à ordem de parada e fugiu da blitz, colocando em risco a segurança dos agentes e demais pessoas que estavam na via. Durante a fuga, ele quase atropelou um dos fiscais de trânsito.
Foi iniciado um acompanhamento pelas ruas do bairro Nova Betânia. Na Rua Alaíde de Escóssia, o motorista perdeu o controle do veículo e colidiu de frente com a viatura da DFTT. Após a colisão, o homem recebeu voz de prisão. Ele recusou realizar o teste do bafômetro, mas admitiu aos agentes que havia ingerido bebida alcoólica.
Durante a vistoria no automóvel, foram encontradas garrafas de bebidas alcoólicas. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Plantão, onde foram adotados os procedimentos cabíveis. Apesar do impacto da colisão, nenhum agente de trânsito ficou ferido. O motorista também recebeu atendimento no local e, em seguida, foi encaminhado à unidade policial.
*Fim da Linha
📢 ATENÇÃO, APODI!!! HOJE TEM ATENDIMENTOS!!!
Lembrando a todos que neste SÁBADO, dia 27/06/2026 é dia de atendimento.
*APODI*
De 8:00 às 13:00 horas.
Cuide bem da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!!!
*APODI*
De 8:00 às 13:00 horas.
Cuide bem da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!!!
Rio Grande do Norte acompanha avanço do ensino médio público, aponta Censo Escolar
Mais estudantes do Rio Grande do Norte estão avançando e concluindo o ensino médio na rede pública. Entre 2022 e 2025, a taxa de abandono escolar no estado caiu de 11,3% para 3,1%, enquanto a reprovação recuou de 15,6% para 3,6%. No mesmo período, o indicador que mede o atraso escolar foi reduzido de 42,1% para 34,2%, evidenciando avanços na permanência e na trajetória escolar dos estudantes.
Os dados fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), e divulgada nesta sexta-feira, 26 de junho.
BRASIL
Entre 2022 e 2025, a reprovação no ensino médio público caiu 62% no país, o abandono escolar diminuiu 61% e a distorção idade-série, indicador que mede o atraso escolar, foi reduzida em 28%. No mesmo período, a taxa de aprovação cresceu 11%, evidenciando avanços na permanência e no sucesso escolar dos estudantes.
Os novos dados do Censo Escolar 2025 permitem calcular as taxas de rendimento escolar. Todos os indicadores apontam uma trajetória de melhoria do ensino médio público observada desde 2023, período em que o MEC ampliou e implementou programas estruturantes, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além de avanços no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
PÉ-DE-MEIA – O Pé-de-Meia, lançado no início de 2024, é outra política que está contribuindo para a evolução dos indicadores educacionais. Com 151.094 estudantes do Rio Grande do Norte beneficiados desde a criação do programa, 51,9% são do sexo feminino e 48,1%, do sexo masculino.
“Os resultados demonstram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir seus estudos no tempo adequado. O cenário reflete uma combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao aprimoramento das condições de oferta da educação básica. Observamos, ainda, uma melhoria simultânea nos indicadores de abandono, repetência e atraso escolar no Brasil”, afirma o ministro da Educação, Leonardo Barchini.
Outros importantes indicadores educacionais também mostram progresso no ensino médio da rede pública. O Enem registrou aumento de 46% nas inscrições realizadas por concluintes de escolas públicas, de 2022 a 2025.
Além disso, nesse período, mais estudantes têm conseguido permanecer no ensino médio. “Um resultado novo, produzido pelo Inep, observa o que aconteceu com os estudantes que deveriam voltar à escola no ano seguinte e indica que a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28% entre 2022 e 2025, o que significa que mais jovens permaneceram estudando. Esse avanço faz bastante diferença: se esse indicador tivesse permanecido no nível observado em 2022, o Brasil teria, em 2025, quase 250 mil estudantes a menos no ensino médio – ou seja, um número muito grande de jovens que poderia estar fora da escola seguiu estudando”, explica Manuel Palacios, presidente do Inep.
PNAD
Dados apurados por outras instituições de pesquisa também corroboram a melhoria no ensino médio da rede pública. Mais estudantes estão em sala de aula, conforme os dados da Pnad Contínua Educação 2025, recentemente divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve aumento na taxa ajustada de frequência escolar líquida entre os jovens, que passou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, o maior valor da série histórica desde 2016.
Com isso, de 2024 a 2025, a proporção de jovens de 15 a 17 anos fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4%. A redução equivale a 16,3%, registrada em apenas um ano, e supera a observada nos quatro anos anteriores. De 2019 a 2022, a proporção de jovens fora do ensino médio caiu de 28,6% para 24,7%, ou seja, uma queda de 13% em quatro anos.
Os dados fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), e divulgada nesta sexta-feira, 26 de junho.
BRASIL
Entre 2022 e 2025, a reprovação no ensino médio público caiu 62% no país, o abandono escolar diminuiu 61% e a distorção idade-série, indicador que mede o atraso escolar, foi reduzida em 28%. No mesmo período, a taxa de aprovação cresceu 11%, evidenciando avanços na permanência e no sucesso escolar dos estudantes.
Os novos dados do Censo Escolar 2025 permitem calcular as taxas de rendimento escolar. Todos os indicadores apontam uma trajetória de melhoria do ensino médio público observada desde 2023, período em que o MEC ampliou e implementou programas estruturantes, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além de avanços no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
PÉ-DE-MEIA – O Pé-de-Meia, lançado no início de 2024, é outra política que está contribuindo para a evolução dos indicadores educacionais. Com 151.094 estudantes do Rio Grande do Norte beneficiados desde a criação do programa, 51,9% são do sexo feminino e 48,1%, do sexo masculino.
“Os resultados demonstram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir seus estudos no tempo adequado. O cenário reflete uma combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao aprimoramento das condições de oferta da educação básica. Observamos, ainda, uma melhoria simultânea nos indicadores de abandono, repetência e atraso escolar no Brasil”, afirma o ministro da Educação, Leonardo Barchini.
Outros importantes indicadores educacionais também mostram progresso no ensino médio da rede pública. O Enem registrou aumento de 46% nas inscrições realizadas por concluintes de escolas públicas, de 2022 a 2025.
Além disso, nesse período, mais estudantes têm conseguido permanecer no ensino médio. “Um resultado novo, produzido pelo Inep, observa o que aconteceu com os estudantes que deveriam voltar à escola no ano seguinte e indica que a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28% entre 2022 e 2025, o que significa que mais jovens permaneceram estudando. Esse avanço faz bastante diferença: se esse indicador tivesse permanecido no nível observado em 2022, o Brasil teria, em 2025, quase 250 mil estudantes a menos no ensino médio – ou seja, um número muito grande de jovens que poderia estar fora da escola seguiu estudando”, explica Manuel Palacios, presidente do Inep.
PNAD
Dados apurados por outras instituições de pesquisa também corroboram a melhoria no ensino médio da rede pública. Mais estudantes estão em sala de aula, conforme os dados da Pnad Contínua Educação 2025, recentemente divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve aumento na taxa ajustada de frequência escolar líquida entre os jovens, que passou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, o maior valor da série histórica desde 2016.
Com isso, de 2024 a 2025, a proporção de jovens de 15 a 17 anos fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4%. A redução equivale a 16,3%, registrada em apenas um ano, e supera a observada nos quatro anos anteriores. De 2019 a 2022, a proporção de jovens fora do ensino médio caiu de 28,6% para 24,7%, ou seja, uma queda de 13% em quatro anos.
Inmet prevê chuvas intensas em Natal e em cidades do RN
Foto: Carmem Felix / Governo do RN
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira (26), dois alertas de chuvas para o Rio Grande do Norte. Os avisos, válidos até as 23h59, incluem um alerta amarelo, de perigo potencial, para todos os municípios potiguares, e um alerta laranja, de perigo, que abrange Natal e outras 28 cidades do estado.Segundo o Inmet, a previsão é de chuvas em Natal até a segunda (29). O alerta amarelo prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros ao longo do dia, acompanhada de ventos com velocidades entre 40 e 60 km/h. Nessa condição, o Inmet aponta baixo risco de ocorrências como corte no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Já o alerta laranja indica um cenário mais severo, com previsão de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, ou acumulados de 50 a 100 milímetros por dia. O instituto alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de rios em áreas de risco e outros transtornos provocados pelo grande volume de chuva.
Recomendações do Inmet
Diante da previsão de tempo severo, o Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e observe qualquer alteração em encostas. Durante rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, além de evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
O órgão também recomenda desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia. Em caso de inundação, documentos e objetos importantes devem ser protegidos em sacos plásticos para evitar danos.
Em situações de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Confira as cidades sob alerta laranja nesta sexta-feira (26):
- Arês
- Baía Formosa
- Brejinho
- Canguaretama
- Ceará-Mirim
- Espírito Santo
- Extremoz
- Goianinha
- Ielmo Marinho
- Jundiá
- Macaíba
- Maxaranguape
- Montanhas
- Monte Alegre
- Natal
- Nísia Floresta
- Parnamirim
- Pedro Velho
- Pureza
- Rio do Fogo
- São Gonçalo do Amarante
- São José de Mipibu
- São Miguel do Gostoso
- Senador Georgino Avelino
- Taipu
- Tibau do Sul
- Touros
- Vera Cruz
- Vila Flor
26 junho 2026
Jovem que mobilizou campanha por doação de medula morre aos 15 anos em Natal
O jovem Bernardo Barreto Oliveira de Souza morreu na quinta-feira (25), aos 15 anos. Conhecido como “Bê”, ele enfrentava leucemia e teve a trajetória marcada por uma mobilização em torno da doação de medula óssea no Rio Grande do Norte. A morte foi lamentada nesta sexta-feira (26) pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).
Em nota, o Legislativo estadual destacou a rede de solidariedade formada durante o tratamento de Bernardo, que envolveu familiares, servidores e outras pessoas sensibilizadas pela necessidade de ampliar os cadastros de doadores.
A mobilização teve participação direta do servidor Leonardo Barreto, pai de Bernardo, que incentivou colegas da Assembleia a realizarem o cadastro de doação de medula óssea junto ao Hemonorte. A mãe do jovem, Monalisa, também atuou na campanha, que ganhou repercussão para além do estado.
No fim do ano passado, a família recebeu a confirmação de um doador compatível, o que permitiu a realização do transplante. Na época, o procedimento foi tratado pelos familiares como um momento de “renascimento”.
Em nota, a Assembleia Legislativa afirmou que o caso de Bernardo deixa um legado de conscientização sobre a importância da doação de medula óssea e manifestou solidariedade à família.
As cerimônias de despedida ocorrem nesta sexta-feira. O velório é realizado na Igreja Presbiteriana do Alecrim, em Natal, com culto fúnebre previsto para as 14h. Em seguida, o cortejo seguirá para o Cemitério e Crematório Vila Flor, em Macaíba.
Em nota, o Legislativo estadual destacou a rede de solidariedade formada durante o tratamento de Bernardo, que envolveu familiares, servidores e outras pessoas sensibilizadas pela necessidade de ampliar os cadastros de doadores.
A mobilização teve participação direta do servidor Leonardo Barreto, pai de Bernardo, que incentivou colegas da Assembleia a realizarem o cadastro de doação de medula óssea junto ao Hemonorte. A mãe do jovem, Monalisa, também atuou na campanha, que ganhou repercussão para além do estado.
No fim do ano passado, a família recebeu a confirmação de um doador compatível, o que permitiu a realização do transplante. Na época, o procedimento foi tratado pelos familiares como um momento de “renascimento”.
Em nota, a Assembleia Legislativa afirmou que o caso de Bernardo deixa um legado de conscientização sobre a importância da doação de medula óssea e manifestou solidariedade à família.
As cerimônias de despedida ocorrem nesta sexta-feira. O velório é realizado na Igreja Presbiteriana do Alecrim, em Natal, com culto fúnebre previsto para as 14h. Em seguida, o cortejo seguirá para o Cemitério e Crematório Vila Flor, em Macaíba.
*Jair Sampaio
ALEXANDRIA/RN: GRAVE ACIDENTE DE TRÂNSITO É REGISTRADO NA CIDADE
Grave acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quinta-feira (25), no bairro Alto da Boa Vista, em Alexandria na região do Alto Oeste Potiguar.
De acordo com informações apuradas no local, o veículo seguia pela avenida deputado Patrício Neto quando, por motivos ainda desconhecidos, saiu da pista e desceu a ribanceira às margens da via.
As imagens do acidente chamam a atenção pela violência do impacto e mostram o veículo bastante destruído. No carro estavam um homem e uma mulher. A passageira ficou presa às ferragens, sendo necessária a atuação do Corpo de Bombeiros e equipe de resgate para a retirada da vítima.
Até o fechamento desta matéria, não haviam sido divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde dos envolvidos. As circunstâncias do acidente também deverão ser esclarecidas pelas autoridades competentes.
De acordo com informações apuradas no local, o veículo seguia pela avenida deputado Patrício Neto quando, por motivos ainda desconhecidos, saiu da pista e desceu a ribanceira às margens da via.
As imagens do acidente chamam a atenção pela violência do impacto e mostram o veículo bastante destruído. No carro estavam um homem e uma mulher. A passageira ficou presa às ferragens, sendo necessária a atuação do Corpo de Bombeiros e equipe de resgate para a retirada da vítima.
Até o fechamento desta matéria, não haviam sido divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde dos envolvidos. As circunstâncias do acidente também deverão ser esclarecidas pelas autoridades competentes.
*Raul Figueiredo/Fim da Linha
Janja participa de evento na UFRN ao lado de ministra da Mulheres nesta sexta-feira 26
![]() |
| Foto: Cícero Oliveira/ UFRN |
A programação ocorre das 8h30 às 18h30, com cerimônia de abertura às 10h, no auditório da Reitoria da UFRN. Além de Janja, participam da abertura a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a governadora Fátima Bezerra, o secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Chico Lucas, e o secretário nacional de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI).
Os encontros promovidos pelo Conselho da Federação têm como objetivo elaborar propostas que integrarão o documento Pilares para o Aperfeiçoamento do Pacto Federativo, que orientará a atuação do colegiado no período de 2027 a 2030.
O evento é promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), em parceria com a Associação Brasileira de Municípios (ABM), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Governo do Rio Grande do Norte, com apoio da UFRN.
A programação desta edição é voltada para três eixos: a estruturação de uma governança colaborativa do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), os mecanismos de financiamento tripartite e os desafios da gestão da informação entre União, estados e municípios.
Na quinta-feira 25, Janja participou, no Espaço Bossa Nova, na Arena das Dunas, do encontro “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, que reuniu lideranças políticas, parlamentares, representantes de movimentos sociais e militantes.

Foto: Divulgação
Durante o evento, a primeira-dama defendeu a ampliação da participação feminina na política e o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
“Em 2022 foram as mulheres que ajudaram a eleger o presidente Lula e tenho certeza de que novamente teremos um papel fundamental. Mas essa luta vai além das eleições. Precisamos transformar a cultura da violência, enfrentar a masculinidade nociva e envolver toda a sociedade nesse debate, das escolas às igrejas”, afirmou.
*Agora RN
CARAÚBAS/RN: HOMEM É EXECUTADO COM CERCA DE 20 TIROS; POLÍCIA CIVIL VAI INVESTIGAR O CRIME
Um homicídio registrado na noite desta quinta-feira (25) causou grande comoção no município de Caraúbas, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima, identificada preliminarmente como Sinval do Peixe, foi morta com aproximadamente 20 disparos de arma de fogo.
O crime aconteceu nas imediações do antigo CAIC, no bairro Leandro Bezerra. Segundo a PM, a vítima estava em casa, quando teve sua residência invadida por criminosos e executada.
Logo após o ataque, policiais militares do 12º Batalhão foram acionados e isolaram a área para preservar a cena do crime até a chegada das equipes da Polícia Científica do RN (PCI-RN), responsáveis pelos procedimentos periciais e pela remoção do corpo.
Até o momento, não há informações sobre a autoria nem a motivação do assassinato. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, que deverá instaurar inquérito para esclarecer as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis.
A polícia solicita que qualquer informação que possa contribuir com as investigações seja repassada, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
O crime aconteceu nas imediações do antigo CAIC, no bairro Leandro Bezerra. Segundo a PM, a vítima estava em casa, quando teve sua residência invadida por criminosos e executada.
Logo após o ataque, policiais militares do 12º Batalhão foram acionados e isolaram a área para preservar a cena do crime até a chegada das equipes da Polícia Científica do RN (PCI-RN), responsáveis pelos procedimentos periciais e pela remoção do corpo.
Até o momento, não há informações sobre a autoria nem a motivação do assassinato. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, que deverá instaurar inquérito para esclarecer as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis.
A polícia solicita que qualquer informação que possa contribuir com as investigações seja repassada, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
*Fim da Linha
LEMBRETE IMPORTANTE!!!
Lembrando a todos que neste SÁBADO, dia 27/06/2026 é dia de atendimento.
*APODI*
De 8:00 às 13:00 horas.
Cuide bem da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!!!
*APODI*
De 8:00 às 13:00 horas.
Cuide bem da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!!!
VENEZUELA: TERREMOTOS CAUSA 920 MORTES
O número de mortos decorrente dos terremotos que atingiram a Venezuela subiu para 920, informou nesta sexta-feira (26) o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez.
O estado de La Guaira, a área mais afetada pelos tremores, “está completamente militarizado”, acrescentou Rodríguez em um pronunciamento televisionado. A contagem anterior do governo apontava 589 mortos.
Os terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5 que abalaram o norte da Venezuela na quarta-feira deixaram um cenário de devastação, com dezenas de prédios desabados — especialmente em La Guaira, cidade litorânea próxima a Caracas —, onde moradores criticam os esforços de resgate inadequados do governo.
Segundo balanço divulgado pelo ministro da Saúde da Venezuela, Carlos Alvarado, no fim da noite de quinta-feira (25), outras 4,3 mil pessoas ficaram feridas.
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, pediu em pronunciamento mais cedo que empresas disponibilizem equipamentos para as operações de busca na região, que foi classificada como “zona de desastre”.
Mobilização global
Diversas nações europeias e do mundo ofereceram ajuda para realizar buscas por desaparecidos na Venezuela.
Além da Suíça, que enviará cerca de 80 especialistas em resgate, e da Alemanha, que colocou à disposição aeronaves militares A400M para transporte de equipes e equipamentos, os Países Baixos mobilizaram uma missão de busca com socorristas, cães farejadores e um pacote de € 2 milhões.
O Brasil autorizou o envio de uma missão humanitária com equipes de busca e resgate, profissionais de saúde e insumos, enquanto a ONU coordena o deslocamento de dezenas de equipes internacionais de salvamento. Também anunciaram apoio os Estados Unidos, com US$ 150 milhões em ajuda e equipes de resposta, além de México, Colômbia, Espanha, França, Itália, Índia, Equador, El Salvador, Panamá e República Tcheca, que enviarão bombeiros, médicos, hospitais de campanha, cães de resgate, equipamentos e suprimentos.
Israel informou que avalia o envio de uma missão de assistência, e países como Arábia Saudita, China, Rússia, Cuba, Irã, Turquia e outros manifestaram solidariedade e ofereceram cooperação ao governo venezuelano.
Missão do Brasil
Uma aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), foi deslocada nesta sexta-feira (26) para o auxílio na missão humanitária na Venezuela.
Em nota, a FAB informou que a aeronave, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa – Esquadrão Zeus foi com um grupo coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.
“A missão contará com uma equipe de Busca e Resgate Urbano, nível pesado, reunindo profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, militares dos corpos de bombeiros militares de Minas Gerais, São Paulo e do Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações.”
Na quinta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia informado sobre o envio da aeronave. Segundo ele, a missão humanitária vai auxiliar nas buscas por desaparecidos e conta com um total de 36 bombeiros, quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e quatro técnicos da Anatel, responsáveis pelo rastreamento de sinais de celular na tentativa de localizar possíveis vítimas sob os escombros.
O KC-390 Millennium vai transportar 9 toneladas de equipamentos para auxiliar na busca e socorro às vítimas. Ainda segundo Lula, outro voo, previsto para sábado (27), levará equipamentos para a montagem de um hospital de campanha na Venezuela, incluindo 100 purificadores de água com painel solar e medicamentos.
O estado de La Guaira, a área mais afetada pelos tremores, “está completamente militarizado”, acrescentou Rodríguez em um pronunciamento televisionado. A contagem anterior do governo apontava 589 mortos.
Os terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5 que abalaram o norte da Venezuela na quarta-feira deixaram um cenário de devastação, com dezenas de prédios desabados — especialmente em La Guaira, cidade litorânea próxima a Caracas —, onde moradores criticam os esforços de resgate inadequados do governo.
Segundo balanço divulgado pelo ministro da Saúde da Venezuela, Carlos Alvarado, no fim da noite de quinta-feira (25), outras 4,3 mil pessoas ficaram feridas.
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, pediu em pronunciamento mais cedo que empresas disponibilizem equipamentos para as operações de busca na região, que foi classificada como “zona de desastre”.
Mobilização global
Diversas nações europeias e do mundo ofereceram ajuda para realizar buscas por desaparecidos na Venezuela.
Além da Suíça, que enviará cerca de 80 especialistas em resgate, e da Alemanha, que colocou à disposição aeronaves militares A400M para transporte de equipes e equipamentos, os Países Baixos mobilizaram uma missão de busca com socorristas, cães farejadores e um pacote de € 2 milhões.
O Brasil autorizou o envio de uma missão humanitária com equipes de busca e resgate, profissionais de saúde e insumos, enquanto a ONU coordena o deslocamento de dezenas de equipes internacionais de salvamento. Também anunciaram apoio os Estados Unidos, com US$ 150 milhões em ajuda e equipes de resposta, além de México, Colômbia, Espanha, França, Itália, Índia, Equador, El Salvador, Panamá e República Tcheca, que enviarão bombeiros, médicos, hospitais de campanha, cães de resgate, equipamentos e suprimentos.
Israel informou que avalia o envio de uma missão de assistência, e países como Arábia Saudita, China, Rússia, Cuba, Irã, Turquia e outros manifestaram solidariedade e ofereceram cooperação ao governo venezuelano.
Missão do Brasil
Uma aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), foi deslocada nesta sexta-feira (26) para o auxílio na missão humanitária na Venezuela.
Em nota, a FAB informou que a aeronave, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa – Esquadrão Zeus foi com um grupo coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.
“A missão contará com uma equipe de Busca e Resgate Urbano, nível pesado, reunindo profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, militares dos corpos de bombeiros militares de Minas Gerais, São Paulo e do Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações.”
Na quinta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia informado sobre o envio da aeronave. Segundo ele, a missão humanitária vai auxiliar nas buscas por desaparecidos e conta com um total de 36 bombeiros, quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e quatro técnicos da Anatel, responsáveis pelo rastreamento de sinais de celular na tentativa de localizar possíveis vítimas sob os escombros.
O KC-390 Millennium vai transportar 9 toneladas de equipamentos para auxiliar na busca e socorro às vítimas. Ainda segundo Lula, outro voo, previsto para sábado (27), levará equipamentos para a montagem de um hospital de campanha na Venezuela, incluindo 100 purificadores de água com painel solar e medicamentos.
MOSSORÓ/RN: ÚLTIMO DIA PARA ASSISTIR AO CHUVA DE BALA NO PAÍS DE MOSSORÓ
Foto: Wilson Morenƙ
Nesta sexta-feira (26) será realizada a última exibição do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, nesta temporada. A encenação é realizada ao ar livre, no adro da Capela de São Vicente, a partir das 21h.O espetáculo retrata a resistência do povo mossoroense à invasão ao bando de Lampião, no ano de 1927. A narrativa destaca aspectos históricos de bravura, coragem e resistência de um povo contra a investida dos temidos cangaceiros.
Com figurinos e cenários que remetem à década de 1920 do século passado, atores e atrizes dão vida a personagens como o prefeito Rodolfo Fernandes e o cangaceiro Lampião. São cerca de 70 atores e bailarinos envolvidos no projeto, além de equipes técnicas.
Em 2026, a resistência de Mossoró ao bando de Lampião celebra 99 anos de história.
*Saulo Vale
25 junho 2026
Lula anuncia Teresa Leitão para a liderança do governo no Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A parlamentar assume o posto após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que deixou a função em meio às investigações da Polícia Federal relacionadas ao caso do Banco Master.Segundo Lula, Teresa Leitão terá a missão de articular a tramitação e a aprovação de pautas consideradas prioritárias pelo governo no Congresso Nacional, entre elas a proposta que prevê o fim da escala de trabalho 6×1 e a PEC da Segurança Pública.
Em publicação nas redes sociais, o presidente afirmou que a senadora foi escolhida para conduzir o diálogo em torno dos projetos de interesse do governo e da população. Teresa é considerada uma parlamentar com bom trânsito entre governistas e integrantes da oposição, além de não disputar as eleições deste ano, o que deve permitir maior dedicação à função.
“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, disse Lula no X (antigo Twitter).
A mudança ocorre após Jaques Wagner anunciar sua saída da liderança do governo no Senado. O senador afirmou que a decisão foi tomada em comum acordo com Lula, após reunião realizada no Palácio da Alvorada na quarta-feira (24).
Na semana passada, Wagner foi alvo de uma fase da Operação Compliance Zero, que investiga supostas fraudes envolvendo o Banco Master. De acordo com a Polícia Federal, há suspeitas de que o senador tenha recebido benefícios econômicos em troca de atuação favorável à instituição financeira no Senado. O parlamentar nega as acusações e afirma que irá colaborar com as investigações.
📢 ATENÇÃO, SEVERIANO MELO!
Passando para lembrar que nesta SEXTA-FEIRA, dia 26/06/2026, teremos atendimento!
🕗 Horário: das 08h às 12 horas.
👓 Não deixe a saúde dos seus olhos para depois. Aproveite a oportunidade de renovar seus óculos com desconto de até 50% off a vista!
📍Atendimento em Severiano Melo/RN
ÓTICAS GOMES.
O bem estar da sua visão. 😎✌🏼
🕗 Horário: das 08h às 12 horas.
👓 Não deixe a saúde dos seus olhos para depois. Aproveite a oportunidade de renovar seus óculos com desconto de até 50% off a vista!
📍Atendimento em Severiano Melo/RN
ÓTICAS GOMES.
O bem estar da sua visão. 😎✌🏼
LUTO NO ESPORTE DO RN: MORRE A JORNALISTA HELGA OLIVEIRA, PIONEIRA NA COBERTURA ESPORTIVA
Foto: Reprodução
Morreu nesta quinta-feira (25) a jornalista Helga Oliveira, pioneira na cobertura esportiva no Rio Grande do Norte, aos 51 anos. Ela passava por tratamento contra leucemia e permaneceu internada nas últimas semanas.Helga Oliveira lutava contra a doença há pelo menos cinco anos. No início de junho, uma gripe evoluiu para uma pneumonia agressiva, o que resultou em sua internação.
Até a publicação desta matéria, não há uma definição sobre a data e horário do sepultamento da jornalista. Em sua carreira, ela se destacou como um das primeiras mulheres a atuar na cobertura esportiva na televisão, à época, na TV Cabugi.
Mãe de dois filhos, sendo um deles diagnosticado com autismo, Helga transformou sua experiência familiar em instrumento de informação, acolhimento e inclusão. Em 2018, os dois protagonizaram uma campanha institucional da Assembleia Legislativa sobre o Transtorno do Espectro Autista, voltada à importância do diagnóstico e da intervenção precoces.
Com a iniciativa, Helga permitiu que uma experiência verdadeira e profundamente humana chegasse a milhares de pessoas.
Em nota divulgada, a ALRN lamentou a perda, destacando sua trajetória profissional e legado.
"Neste momento de dor, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se solidariza com seu esposo, Luís Henrique, seus filhos Pedro e Caio, demais familiares, amigos e toda a comunidade da comunicação potiguar, desejando força, conforto e serenidade diante desta irreparável perda. Descanse em paz, Helga", diz o texto.
*Fonte TN
MOSSORÓ/RN: 76º HOMICÍDIO EM 2026 - ADOLESCENTE DE 17 ANOS É MORTO A TIROS NO DOM JAIME CÂMARA
A cidade de Mossoró voltou a registrar mais um crime de homicídio, elevando para 76 o número de assassinatos contabilizados em 2026. O crime ocorreu por volta das 23h desta quarta-feira (24), na Rua Ouricuri, no Bairro Dom Jaime Câmara.
A vítima foi identificada como Kleber Lucas da Silva Fonseca, de 17 anos de idade. O adolescente foi morto em via pública após ser atingido por pelo menos quatro disparos de arma de fogo.
Equipes da Polícia Militar realizaram o isolamento da área até a chegada da Polícia Civil e da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN), que realizou os procedimentos periciais no local.
De acordo com os primeiros levantamentos da perícia, não foram encontradas cápsulas deflagradas na cena do crime, o que levanta a suspeita técnica de que os disparos tenham sido efetuados com o uso de um revólver.
Em entrevista à equipe policial, o padrasto da vítima informou que Kleber havia saído de casa de bicicleta após assistir ao jogo da Seleção Brasileira pela Copa. Pouco tempo depois, foram ouvidos os disparos de arma de fogo.
Ainda não há informações sobre a motivação do crime nem sobre a identidade dos autores. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró.
Após os procedimentos periciais, o corpo do adolescente foi recolhido para exames no Instituto de Medicina Legal (IML), da Polícia Científica do RN.
A vítima foi identificada como Kleber Lucas da Silva Fonseca, de 17 anos de idade. O adolescente foi morto em via pública após ser atingido por pelo menos quatro disparos de arma de fogo.
Equipes da Polícia Militar realizaram o isolamento da área até a chegada da Polícia Civil e da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN), que realizou os procedimentos periciais no local.
De acordo com os primeiros levantamentos da perícia, não foram encontradas cápsulas deflagradas na cena do crime, o que levanta a suspeita técnica de que os disparos tenham sido efetuados com o uso de um revólver.
Em entrevista à equipe policial, o padrasto da vítima informou que Kleber havia saído de casa de bicicleta após assistir ao jogo da Seleção Brasileira pela Copa. Pouco tempo depois, foram ouvidos os disparos de arma de fogo.
Ainda não há informações sobre a motivação do crime nem sobre a identidade dos autores. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró.
Após os procedimentos periciais, o corpo do adolescente foi recolhido para exames no Instituto de Medicina Legal (IML), da Polícia Científica do RN.
*Fim da Linha
Motorista acusado de crime de trânsito com morte, pega 7 anos e 9 meses de prisão
O motorista Lucas Vinicius do Vale Lopes, de 24 anos, foi condenado a 7 anos e 9 meses de prisão, em regime semiaberto, pelo atropelamento e morte do servidor público José Martins Veras Neto, conhecido como “Netão Veras” que tinha 58 anos.
crime ocorreu no dia 22 de março de 2025, na Avenida Coelho Neto no Conjunto Abolição III em Mossoró (RN). Lucas Lopes foi a júri popular na manhã desta quarta-feira (24), no Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins.
Após os debates em plenário, envolvendo defesa e acusação, o Conselho de Sentença decidiu pela condenação do réu nos termos propostos pela acusação. Com base na decisão dos jurados, o juiz Vagnos Kelly fixou a pena definitiva em 7 anos e 9 meses de reclusão.
A defesa do réu tem o prazo legal de 5 dias para recorrer da decisão. O promotor Ítalo Moreira, representante do MPRN e os assistentes de acusação, sinalizaram não haver intenção de recorrer da decisão, embora o resultado não traga a vítima de volta, pois o veredito atende aos anseios de justiça da família e da sociedade.
*Fim da Linha
DE APODI, WEB RÁDIO NAVIRE, 24 HORAS NO AR!!
Ouça todos os dias, WEB RÁDIO NAVIRE! A nova rádio de Apodi! Baixe o aplicativo Rádios Net e ouça!https://www.radios.com.br/aovivo/radio-navire/240739
Navire, o tempo todo com você!!
Ex-secretário de Fátima assume direção Administrativa e Financeira da Codern
Foto: reprodução
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) empossou, na tarde desta terça-feira (23), o novo Diretor Administrativo e Financeiro, Hugo Alexandre Menezes Fonseca. A nomeação foi aprovada durante Assembleia Extraordinária do Conselho de Administração (CONSAD), presidido por Luiza de Amorim Motta Deusdará.A reunião foi realizada de forma híbrida e contou com a participação dos demais membros do CONSAD, além dos diretores Paulo Henrique Macedo, Diretor-Presidente da CODERN, e Paulo Sidney, Diretor Técnico e Comercial.
Graduado em Ciências Biológicas, Hugo Fonseca possui MBI em Perícia, Auditoria e Gestão, mestrado em Ciência, Tecnologia e Inovação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), formação profissional em Comércio Internacional Brasil-China pelo Centro de Formação e Educação do Comércio de Xangai e pelo Ministério do Comércio da China. Atualmente, é doutorando em Petróleo e Gás pela UFRN.
Com ampla experiência na gestão pública e no desenvolvimento econômico, Hugo integrou, desde 2016, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (SEDEC/RN), exercendo funções como Secretário, Secretário Adjunto e Coordenador de Desenvolvimento Energético. Entre 2024 e 2026, também atuou como Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) e do Conselho Consultor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
*Saulo Vale
Governo corrige MP que viabiliza empréstimos a caminhoneiros e MEI
O governo federal publicou nesta quarta-feira (24) medida provisória que corrige a nomenclatura do crédito extraordinário que facilita empréstimos a caminhoneiros e microempreendedores individuais (MEIs) para a compra de veículos.
A MP 1.371/2026 altera trecho de medida provisória anterior (a MP 1.354/2026, editada em maio) cuja redação limitava a pequenas e médias empresas o reforço de R$ 2 bilhões ao Fundo Garantidor de Investimentos (FGI).
Na justificativa da MP 1.371, o governo informa que a nova redação é apenas descritiva, sem alterar valores ou outro atributo do crédito extraordinário. O documento explica que a redação anterior “não estava devidamente coerente com a própria lógica” da MP 1.354, que ampliou a aplicabilidade do uso do FGI para financiamentos concedidos a trabalhadores autônomos rodoviários de cargas.
Além disso, transportadores autônomos e MEIs sempre foram foco do programa de crédito, mas ficaram de fora da descrição, diz o Executivo, que espera mais segurança jurídica com a atualização do texto.
O FGI garante aos bancos que os casos de inadimplência serão pagos pelo fundo, o que resulta em juros mais baixos para o tomador de empréstimo.
A medida provisória será examinada pelo Congresso Nacional. O texto já está em vigor, mas precisa ser aprovado por senadores e deputados para ser convertido em lei e não perder a validade.
*Fonte: Agência Senado
A MP 1.371/2026 altera trecho de medida provisória anterior (a MP 1.354/2026, editada em maio) cuja redação limitava a pequenas e médias empresas o reforço de R$ 2 bilhões ao Fundo Garantidor de Investimentos (FGI).
Na justificativa da MP 1.371, o governo informa que a nova redação é apenas descritiva, sem alterar valores ou outro atributo do crédito extraordinário. O documento explica que a redação anterior “não estava devidamente coerente com a própria lógica” da MP 1.354, que ampliou a aplicabilidade do uso do FGI para financiamentos concedidos a trabalhadores autônomos rodoviários de cargas.
Além disso, transportadores autônomos e MEIs sempre foram foco do programa de crédito, mas ficaram de fora da descrição, diz o Executivo, que espera mais segurança jurídica com a atualização do texto.
O FGI garante aos bancos que os casos de inadimplência serão pagos pelo fundo, o que resulta em juros mais baixos para o tomador de empréstimo.
A medida provisória será examinada pelo Congresso Nacional. O texto já está em vigor, mas precisa ser aprovado por senadores e deputados para ser convertido em lei e não perder a validade.
*Fonte: Agência Senado
24 junho 2026
[VÍDEO] PROCISSÃO DE SÃO JOÃO BATISTA, PADROEIRO DE APODI
Procissão de São João Batista, padroeiro de Apodi na tarde desta quarta-feira, 24 de junho de 2026.
Fiéis acompanharam a imagem do padroeiro por várias ruas da cidade demonstrando fé e devoção a São João.
Vídeos do grupo Altas Horas.
MOSSORÓ/RN: POLÍCIA CIVIL PRENDE TERCEIRO ENVOLVIDO EM ATENTADO CONTRA VEREADOR E HOMICÍDIO DE ASSESSOR
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, nesta quarta-feira (24), um homem de 26 anos suspeito de participação no atentado ocorrido no município de Mossoró, que resultou na morte do assessor Alyson Dyego de Oliveira Morais e deixou ferido o vereador Cabo Deyvison.
No decorrer das investigações, foi possível reunir elementos que apontaram o envolvimento Wilson Mariano da Silva Filho, 26 anos na ação criminosa.
Diante das evidências colhidas, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do investigado, medida que foi deferida pelo Poder Judiciário.
Após diligências, o homem foi localizado e preso pelas equipes policiais no Conjunto Nova Mossoró. Em seguida, foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
As investigações seguem em andamento com o objetivo de esclarecer integralmente os fatos, identificar todos os envolvidos e responsabilizar autores, coautores e eventuais mandantes do crime.
No decorrer das investigações, foi possível reunir elementos que apontaram o envolvimento Wilson Mariano da Silva Filho, 26 anos na ação criminosa.
Diante das evidências colhidas, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do investigado, medida que foi deferida pelo Poder Judiciário.
Após diligências, o homem foi localizado e preso pelas equipes policiais no Conjunto Nova Mossoró. Em seguida, foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
As investigações seguem em andamento com o objetivo de esclarecer integralmente os fatos, identificar todos os envolvidos e responsabilizar autores, coautores e eventuais mandantes do crime.
*Fim da Linha
Reservatórios do RN estão com mais de 53% de sua capacidade de armazenamento
O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) divulgou nesta quarta-feira (24) o Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do estado. Juntos, os mananciais monitorados acumulam 2.808.708.102 metros cúbicos de água, o equivalente a 53,04% da capacidade total de armazenamento, que é de 5.295.422.524 metros cúbicos.
Entre os maiores reservatórios do estado, a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, maior reserva hídrica superficial do Rio Grande do Norte, acumula 1.027.294.183 metros cúbicos, correspondentes a 43,29% de sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 metros cúbicos.
A Barragem Oiticica, localizada em Jucurutu, segundo maior reservatório do estado, registra 560.823.966 metros cúbicos armazenados, o que representa 75,52% de sua capacidade total de 742.632.840 metros cúbicos.
Já a Barragem Santa Cruz do Apodi acumula 445.707.850 metros cúbicos de água, correspondentes a 74,32% de sua capacidade máxima, que é de 599.712.000 metros cúbicos.
O reservatório Umari, em Upanema, apresenta volume atual de 190.589.363 metros cúbicos, equivalente a 65,09% da sua capacidade total de 292.813.650 metros cúbicos.
Atualmente, três reservatórios monitorados pelo IGARN encontram-se com 100% da capacidade: Encanto, no município de Encanto; Lagoa de Pium, em Nísia Floresta; e Lagoa do Jiqui, em Parnamirim. Outros mananciais também apresentam volumes elevados, com destaque para Rodeador, em Umarizal (98,77%); Passagem, em Rodolfo Fernandes (98,60%); o açude público de Marcelino Vieira (98,44%), Riacho da Cruz II, no município de Riacho da Cruz (97,98%); Corredor, em Antônio Martins (97,63%); Lagoa de Boqueirão, em Touros (97,64%) e barragem Campo Grande, em São Paulo do Potengi (97,29%).
Por outro lado, 13 reservatórios permanecem em situação de alerta, com volumes inferiores a 10% da capacidade. Os menores percentuais observados são os da Barragem Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com apenas 0,08% da capacidade; Itans, em Caicó, com 0,63%; Totoró, em Currais Novos, com 1,42%; Jesus Maria José, em Tenente Ananias, com 1,91%; Dourado, em Currais Novos, com 3,05%; Alecrim, em Santana do Matos, com 3,59%; e Mundo Novo, em Caicó, com 4,33%.
O levantamento aponta ainda que 29 reservatórios estão com volumes entre 70% e 99,9% da capacidade, 10 entre 50% e 70%, cinco entre 30% e 50%, nove entre 10% e 30% e 13 abaixo de 10%. Os dados integram o monitoramento contínuo realizado pelo IGARN para acompanhar a situação hídrica do estado e subsidiar a gestão dos recursos hídricos potiguares.
Veja o relatório completo clicando aqui.
Entre os maiores reservatórios do estado, a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, maior reserva hídrica superficial do Rio Grande do Norte, acumula 1.027.294.183 metros cúbicos, correspondentes a 43,29% de sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 metros cúbicos.
A Barragem Oiticica, localizada em Jucurutu, segundo maior reservatório do estado, registra 560.823.966 metros cúbicos armazenados, o que representa 75,52% de sua capacidade total de 742.632.840 metros cúbicos.
Já a Barragem Santa Cruz do Apodi acumula 445.707.850 metros cúbicos de água, correspondentes a 74,32% de sua capacidade máxima, que é de 599.712.000 metros cúbicos.
O reservatório Umari, em Upanema, apresenta volume atual de 190.589.363 metros cúbicos, equivalente a 65,09% da sua capacidade total de 292.813.650 metros cúbicos.
Atualmente, três reservatórios monitorados pelo IGARN encontram-se com 100% da capacidade: Encanto, no município de Encanto; Lagoa de Pium, em Nísia Floresta; e Lagoa do Jiqui, em Parnamirim. Outros mananciais também apresentam volumes elevados, com destaque para Rodeador, em Umarizal (98,77%); Passagem, em Rodolfo Fernandes (98,60%); o açude público de Marcelino Vieira (98,44%), Riacho da Cruz II, no município de Riacho da Cruz (97,98%); Corredor, em Antônio Martins (97,63%); Lagoa de Boqueirão, em Touros (97,64%) e barragem Campo Grande, em São Paulo do Potengi (97,29%).
Por outro lado, 13 reservatórios permanecem em situação de alerta, com volumes inferiores a 10% da capacidade. Os menores percentuais observados são os da Barragem Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com apenas 0,08% da capacidade; Itans, em Caicó, com 0,63%; Totoró, em Currais Novos, com 1,42%; Jesus Maria José, em Tenente Ananias, com 1,91%; Dourado, em Currais Novos, com 3,05%; Alecrim, em Santana do Matos, com 3,59%; e Mundo Novo, em Caicó, com 4,33%.
O levantamento aponta ainda que 29 reservatórios estão com volumes entre 70% e 99,9% da capacidade, 10 entre 50% e 70%, cinco entre 30% e 50%, nove entre 10% e 30% e 13 abaixo de 10%. Os dados integram o monitoramento contínuo realizado pelo IGARN para acompanhar a situação hídrica do estado e subsidiar a gestão dos recursos hídricos potiguares.
Veja o relatório completo clicando aqui.
*Gláucia Lima
Moraes manda PGR opinar sobre prisão domiciliar de Bolsonaro após arma registrada em seu nome ser apreendida
Foto: Rosinei Coutinho/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República opine sobre a manutenção da prisão domiciliar de Jair Bolsonaro após uma arma registrada em seu nome ser apreendida com um militar em blitz no Distrito Federal. A informação é d’O Globo.Moraes quer saber se a apreensão configura falta grave capaz de interromper o benefício da prisão domiciliar humanitária concedida ao ex-presidente.
Os advogados de Bolsonaro pediram nesta quinta-feira a prorrogação da domiciliar, citando um quadro de multicomorbidade com ao menos doze doenças crônicas e sequelas permanentes, entre elas apneia grave, hipertensão, doença coronariana e episódios recorrentes de obstrução intestinal.
A defesa também listou cirurgias abdominais com sequelas funcionais, instabilidade postural, traumatismo cranioencefálico por queda recente e cirurgia ortopédica no ombro direito realizada recentemente.
Os advogados argumentam que o STF já firmou entendimento de que a domiciliar humanitária não exige quadro terminal, mas apenas a necessidade de tratamento contínuo e ambiente que reduza riscos de agravamento da saúde do réu.
A defesa citou como precedentes a domiciliar concedida ao ex-presidente Fernando Collor de Mello e a um idoso condenado a 14 anos de prisão pelos atos do 8 de janeiro que teve o mesmo benefício autorizado pelo tribunal.
Em 15 de junho, médicos de Bolsonaro solicitaram tomografias, manometria esofágica e endoscopia para acompanhar a evolução de pneumonia broncoaspirativa, diante de alterações identificadas em exame clínico de ausculta.
Relatório médico emitido na segunda-feira afirma que persistem elementos clínicos que justificam a manutenção da domiciliar e que o regime permite adotar medidas assistenciais e controles periódicos para reduzir riscos de descompensação.
*98 FM de Natal
APODI/RN: IBGE ABRE 8 VAGAS COM REMUNERAÇÃO DE ATÉ R$ 5,2 MIL; INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 1º DE JULHO
Encerram no dia 1º de julho as inscrições para o processo seletivo simplificado aberto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para contratar profissionais temporários para atuar no 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola. Em Apodi, são 8 vagas oferecidas. Com o auxílio alimentação, a remuneração pode chegar a R$ 5,2 mil a depender da função exercida.
Em todo o Rio Grande do Norte, são 95 vagas distribuídas em cinco funções: Agente Censitário Administrativo (16); Agente Censitário de Informática (12); Agente Operacional Regional (10); Agente Censitário Regional (10); e Agente Censitário Supervisor (47). As remunerações variam de R$ 2.128,00 a R$ 4.008,00.
Além dos salários, os contratados terão direito a benefícios como auxílio-alimentação de R$ 1.192,00, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias proporcionais e 13º salário proporcional, conforme a legislação vigente.
Todas as funções têm requisito de ensino médio completo. As vagas para AOR, ACR e ACS demandam Carteira Nacional de Habilitação definitiva ou provisória, no mínimo categoria B, com prazo de validade vigente.
As vagas são destinadas a atividades administrativas, operacionais, de supervisão e de suporte tecnológico relacionadas à realização do censo. Entre as atribuições previstas estão o acompanhamento da coleta de dados em campo, a gestão de equipes de recenseadores, o suporte em tecnologia da informação, além da organização administrativa dos postos de coleta.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do IBFC, responsável pela organização do certame: https://concursos.ibfc.org.br/informacoes/496/. O prazo segue até as 23h do dia 1º de julho de 2026, no horário de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 53,00.
*Jornalista Eryka Silva - IBGE
Em todo o Rio Grande do Norte, são 95 vagas distribuídas em cinco funções: Agente Censitário Administrativo (16); Agente Censitário de Informática (12); Agente Operacional Regional (10); Agente Censitário Regional (10); e Agente Censitário Supervisor (47). As remunerações variam de R$ 2.128,00 a R$ 4.008,00.
Além dos salários, os contratados terão direito a benefícios como auxílio-alimentação de R$ 1.192,00, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias proporcionais e 13º salário proporcional, conforme a legislação vigente.
Todas as funções têm requisito de ensino médio completo. As vagas para AOR, ACR e ACS demandam Carteira Nacional de Habilitação definitiva ou provisória, no mínimo categoria B, com prazo de validade vigente.
As vagas são destinadas a atividades administrativas, operacionais, de supervisão e de suporte tecnológico relacionadas à realização do censo. Entre as atribuições previstas estão o acompanhamento da coleta de dados em campo, a gestão de equipes de recenseadores, o suporte em tecnologia da informação, além da organização administrativa dos postos de coleta.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do IBFC, responsável pela organização do certame: https://concursos.ibfc.org.br/informacoes/496/. O prazo segue até as 23h do dia 1º de julho de 2026, no horário de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 53,00.
*Jornalista Eryka Silva - IBGE
Janja vem a Natal na sexta para ato de enfrentamento à violência contra a mulher
A primeira-dama do País, Janja da Silva, desembarca em Natal na próxima sexta-feira 26 para participar de um ato voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher. A atividade integra uma mobilização nacional do Governo Federal para fortalecer nos estados as ações do Pacto Brasil Contra o Feminicídio, iniciativa lançada em fevereiro deste ano pelos Três Poderes para ampliar políticas de prevenção, proteção e combate à violência de gênero.
No Rio Grande do Norte, o encontro está previsto para ocorrer a partir das 17h em um auditório da Arena das Dunas. Convocado pelo PT potiguar com o tema “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, o evento deve reunir lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, juventudes e organizações ligadas à defesa dos direitos das mulheres.
Em publicação nas redes sociais, o partido destacou que o objetivo é fortalecer a mobilização em torno da pauta. “Mulheres com Lula, unidas pelo fim da violência. Nesta quinta-feira, vamos nos reunir para fortalecer uma luta que mobiliza e transforma vidas: o enfrentamento à violência contra as mulheres”, diz a convocação divulgada pela legenda. O texto acrescenta que o encontro servirá para reafirmar compromissos com mais direitos, proteção, respeito e igualdade para as mulheres.
A agenda em Natal faz parte de uma série de compromissos que Janja cumprirá no Norte e no Nordeste ao longo da semana. Antes de chegar ao Rio Grande do Norte, a primeira-dama participa de atividades no Pará, nesta quarta-feira 24, e no Ceará, na quinta-feira 25. A estratégia do Governo Federal é ampliar a articulação com estados e municípios, aprofundar o debate sobre as causas da violência de gênero e incentivar a implementação de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.
Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mais de 630 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil somente neste ano. O Governo Federal afirma que houve redução de 11% nos registros dos meses de abril e maio em comparação com o mesmo período do ano passado. A avaliação do Executivo é que os números coincidem com a implementação do pacto nacional lançado em fevereiro e que a ampliação das ações nos estados pode acelerar ainda mais a queda dos índices.
Eleições
Além do caráter institucional voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher, a visita também tem potencial impacto político-eleitoral. A presença da primeira-dama ocorre em um momento de intensificação das articulações eleitorais para 2026. O grupo político alinhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio Grande do Norte trabalha atualmente com a pré-candidatura de Cadu Xavier (PT) ao Governo do Estado e com as pré-candidaturas de Samanda Alves (PT) e Rafael Motta (PDT) ao Senado Federal.
A convocação do PT para o ato de sexta-feira destaca, além das imagens de Janja e de Samanda, as fotos da governadora Fátima Bezerra (PT) e de outras lideranças de esquerda no RN, como a deputada federal Natália Bonavides (PT), as deputadas estaduais Divaneide Basílio (PT), Isolda Dantas (PT) e Eudiane Macedo (PV), as vereadoras de Natal Brisa Bracchi (PT) e Thabatta Pimenta (PV) e a vereadora de Mossoró Marleide Cunha (PT). Todas deverão ser candidatas no pleito deste ano.
No Rio Grande do Norte, o encontro está previsto para ocorrer a partir das 17h em um auditório da Arena das Dunas. Convocado pelo PT potiguar com o tema “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, o evento deve reunir lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, juventudes e organizações ligadas à defesa dos direitos das mulheres.
Em publicação nas redes sociais, o partido destacou que o objetivo é fortalecer a mobilização em torno da pauta. “Mulheres com Lula, unidas pelo fim da violência. Nesta quinta-feira, vamos nos reunir para fortalecer uma luta que mobiliza e transforma vidas: o enfrentamento à violência contra as mulheres”, diz a convocação divulgada pela legenda. O texto acrescenta que o encontro servirá para reafirmar compromissos com mais direitos, proteção, respeito e igualdade para as mulheres.
A agenda em Natal faz parte de uma série de compromissos que Janja cumprirá no Norte e no Nordeste ao longo da semana. Antes de chegar ao Rio Grande do Norte, a primeira-dama participa de atividades no Pará, nesta quarta-feira 24, e no Ceará, na quinta-feira 25. A estratégia do Governo Federal é ampliar a articulação com estados e municípios, aprofundar o debate sobre as causas da violência de gênero e incentivar a implementação de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.
Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mais de 630 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil somente neste ano. O Governo Federal afirma que houve redução de 11% nos registros dos meses de abril e maio em comparação com o mesmo período do ano passado. A avaliação do Executivo é que os números coincidem com a implementação do pacto nacional lançado em fevereiro e que a ampliação das ações nos estados pode acelerar ainda mais a queda dos índices.
Eleições
Além do caráter institucional voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher, a visita também tem potencial impacto político-eleitoral. A presença da primeira-dama ocorre em um momento de intensificação das articulações eleitorais para 2026. O grupo político alinhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio Grande do Norte trabalha atualmente com a pré-candidatura de Cadu Xavier (PT) ao Governo do Estado e com as pré-candidaturas de Samanda Alves (PT) e Rafael Motta (PDT) ao Senado Federal.
A convocação do PT para o ato de sexta-feira destaca, além das imagens de Janja e de Samanda, as fotos da governadora Fátima Bezerra (PT) e de outras lideranças de esquerda no RN, como a deputada federal Natália Bonavides (PT), as deputadas estaduais Divaneide Basílio (PT), Isolda Dantas (PT) e Eudiane Macedo (PV), as vereadoras de Natal Brisa Bracchi (PT) e Thabatta Pimenta (PV) e a vereadora de Mossoró Marleide Cunha (PT). Todas deverão ser candidatas no pleito deste ano.
*Agora RN
PF faz operação contra fraudes no sistema financeiro e bloqueia até R$ 670 milhões em bens ligados ao banco de Edir Macedo
Foto: Reprodução Facebook
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem para investigar um suposto esquema de fraudes contra o Sistema Financeiro Nacional envolvendo a gestão do Banco Digimais. A ação ocorre em São Paulo e cumpre nove mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal. Entre os investigados está o bispo Edir Macedo, controlador da instituição financeira.Mais de 50 policiais federais participam da operação. Além das buscas, a Justiça determinou o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670,3 milhões.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram como base relatórios do Banco Central que apontaram irregularidades na administração do banco. As apurações indicam que os responsáveis pela instituição teriam manipulado balanços e resultados contábeis para ocultar a real situação financeira da empresa e demonstrar uma solvência incompatível com sua condição econômica.
Segundo os investigadores, o esquema também teria permitido a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas que somam centenas de milhões de reais. A PF apura ainda operações financeiras supostamente ilegais realizadas em benefício da empresa controladora do banco.
Outra linha de investigação envolve a possível falsificação e manipulação de informações inseridas em sistemas oficiais de registro do órgão regulador. A suspeita é de que os dados tenham sido alterados para mascarar a situação financeira da instituição perante os órgãos de fiscalização.
Os investigados poderão responder, conforme o grau de participação de cada um, por crimes como gestão fraudulenta, inserção de informações falsas em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas pela legislação que regula o Sistema Financeiro Nacional.
*Com informações do G1
MOSSORÓ/RN: 75º HOMICÍDIO EM 2026 - HOMEM É EXECUTADO A TIROS NO PIRRICHIL
A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou na madrugada desta quarta-feira, 24 de junho de 2026, mais um homicídio e eleva para 75 o número de assassinatos no ano.
O crime aconteceu por volta da 1h20min, na Rua General Péricles, na comunidade do Pirrichil, localizada no Bairro Alto de São Manoel. A vítima foi identificada como Francisco Bernardo de Oliveira Filho, de 26 anos, natural do município de Assú.
De acordo com informações preliminares, ele foi morto a tiros em via pública e não teve qualquer chance de defesa. Equipes da Polícia Militar foram acionadas para isolar a área até a chegada da Polícia Civil e da perícia criminal da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN).
Durante os procedimentos periciais, os peritos encontraram com a vítima uma marica (cachimbo de PVC), porção de cocaína, pedras de crack e dinheiro fracionado, material que foi recolhido para análise e investigação.
Após a conclusão da perícia no local, o corpo foi removido para a sede do Instituto de Medicina Legal (IML), onde passará por exames de necropsia.
A motivação do crime e a identidade dos autores ainda são desconhecidas. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró.
O crime aconteceu por volta da 1h20min, na Rua General Péricles, na comunidade do Pirrichil, localizada no Bairro Alto de São Manoel. A vítima foi identificada como Francisco Bernardo de Oliveira Filho, de 26 anos, natural do município de Assú.
De acordo com informações preliminares, ele foi morto a tiros em via pública e não teve qualquer chance de defesa. Equipes da Polícia Militar foram acionadas para isolar a área até a chegada da Polícia Civil e da perícia criminal da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN).
Durante os procedimentos periciais, os peritos encontraram com a vítima uma marica (cachimbo de PVC), porção de cocaína, pedras de crack e dinheiro fracionado, material que foi recolhido para análise e investigação.
Após a conclusão da perícia no local, o corpo foi removido para a sede do Instituto de Medicina Legal (IML), onde passará por exames de necropsia.
A motivação do crime e a identidade dos autores ainda são desconhecidas. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró.
*Fim da Linha
MOSSORÓ/RN: “Boca da Noite” terá Cláudia Leitte, Chicabana e grandes atrações no próximo sábado
Foto: divulgação
No próximo sábado (27), acontecerá o tradicional “Boca da Noite”, evento que marca o encerramento do “Mossoró Cidade Junina” (MCJ) 2026. Neste ano, a festa traz em sua programação atrações nacionais como a cantora Cláudia Leitte e a banda Chicabana, além de outros artistas da cena local e regional que prometem agitar o grande público.Neste ano, nove atrações em trios elétricos animarão o evento.
Será a segunda participação da cantora Cláudia Leitte no “Boca da Noite”. A artista é uma das principais vozes do axé nacional e promete mais uma vez agitar o grande público que deve lotar a avenida Rio Branco e vias no entorno, no fechamento do São João que dá orgulho.
A música de Chicabana também vai embalar mossoroenses e turistas no encerramento da maior festa junina do Rio Grande do Norte e uma das principais do país. A banda está entre as mais de 50 grandes atrações nacionais que compõem a programação do “Mossoró Cidade Junina” 2026.
A programação do “Boca da Noite” 2026 ainda traz nomes como: Mozão, Muny Santos, Davson Davis, Nataly Vox, Maxson Comando e Forró Com Ella, Lucas Lima, Banda Bakulejo.
A festa começa pontualmente às 18h, na avenida Rio Branco, no Corredor Cultural. A cada ano que passa, o evento ganha mais força, atraindo o público mossoroense e turistas, movimentando a economia de toda a região.
A exemplo de edições anteriores, o evento seguirá com percurso ampliado, segurança e organização, em estruturas modernas e adequadas para receber o público. No ano passado, o “Boca” reuniu cerca de 150 mil pessoas, consolidando a grande festa na programação do MCJ.
ATRAÇÕES DO “BOCA DA NOITE”:
Chicabana
Cláudia Leitte
Mozão
Muny Santos
Davson Davis
Nataly Vox
Maxson Comando e Forró Com Ella
Lucas Lima
Banda Bakulejo.
*Saulo Vale
Timbaúba dos Batistas conquista 1º lugar no RN em ranking de qualidade contábil do Tesouro Nacional
A Prefeitura de Timbaúba dos Batistas alcançou um importante reconhecimento na gestão pública ao conquistar o 1º lugar no Rio Grande do Norte no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Setor Público Brasileiro (SICONFI), elaborado pelo Tesouro Nacional.
De acordo com o Relatório de Desempenho Municipal referente ao ciclo de 2025, o município obteve a Nota A, atingindo 188,26 pontos, o equivalente a 96,54% de acertos, o melhor resultado entre os 167 municípios potiguares avaliados.
O desempenho reforça a evolução da gestão municipal, que já havia alcançado um excelente índice em 2024, quando registrou 91,60% de acertos. Com o novo resultado, Timbaúba dos Batistas avançou 4,94 pontos percentuais, consolidando-se como referência estadual em transparência, responsabilidade fiscal e qualidade das informações contábeis.
Outro dado que evidencia a relevância da conquista é que apenas seis municípios do Rio Grande do Norte conseguiram atingir a Nota A no ranking do Tesouro Nacional. No cenário brasileiro, Timbaúba dos Batistas aparece na 480ª colocação nacional, resultado expressivo diante do universo de municípios avaliados.
O ranking do SICONFI mede a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes públicos ao Tesouro Nacional. Uma boa avaliação demonstra compromisso com a transparência, a correta aplicação dos recursos públicos e o cumprimento das normas de gestão fiscal.
Além de fortalecer a credibilidade institucional do município, o reconhecimento facilita a celebração de convênios, a captação de recursos e a realização de investimentos que contribuem para o desenvolvimento local.
Para a gestão municipal, o resultado reflete o compromisso permanente com a responsabilidade na administração dos recursos públicos. A conquista é atribuída ao trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Finanças e Contabilidade, sob a liderança do prefeito Ivanildinho Filho, reafirmando o compromisso da administração com a eficiência, a transparência e o respeito ao cidadão timbaubense.
De acordo com o Relatório de Desempenho Municipal referente ao ciclo de 2025, o município obteve a Nota A, atingindo 188,26 pontos, o equivalente a 96,54% de acertos, o melhor resultado entre os 167 municípios potiguares avaliados.
O desempenho reforça a evolução da gestão municipal, que já havia alcançado um excelente índice em 2024, quando registrou 91,60% de acertos. Com o novo resultado, Timbaúba dos Batistas avançou 4,94 pontos percentuais, consolidando-se como referência estadual em transparência, responsabilidade fiscal e qualidade das informações contábeis.
Outro dado que evidencia a relevância da conquista é que apenas seis municípios do Rio Grande do Norte conseguiram atingir a Nota A no ranking do Tesouro Nacional. No cenário brasileiro, Timbaúba dos Batistas aparece na 480ª colocação nacional, resultado expressivo diante do universo de municípios avaliados.
O ranking do SICONFI mede a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes públicos ao Tesouro Nacional. Uma boa avaliação demonstra compromisso com a transparência, a correta aplicação dos recursos públicos e o cumprimento das normas de gestão fiscal.
Além de fortalecer a credibilidade institucional do município, o reconhecimento facilita a celebração de convênios, a captação de recursos e a realização de investimentos que contribuem para o desenvolvimento local.
Para a gestão municipal, o resultado reflete o compromisso permanente com a responsabilidade na administração dos recursos públicos. A conquista é atribuída ao trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Finanças e Contabilidade, sob a liderança do prefeito Ivanildinho Filho, reafirmando o compromisso da administração com a eficiência, a transparência e o respeito ao cidadão timbaubense.
23 junho 2026
CAMPO GRANDE/RN: ADOLESCENTE DE 17 ANOS É MORTO A TIROS DE ESCOPETA 12 NO BAIRRO PADRE PEDRO
Um crime brutal ocorreu no fim da noite desta segunda-feira (22), no município de Campo Grande na região oeste do Rio Grande do Norte. Criminosos invadiram uma residência, no Conjunto Padre Pedro e executaram um menor de 17 anos.
De acordo com informações da Polícia Militar, Thallyson Tauam da Silva Oliveira, estava em casa, quando os suspeitos armados com armas de grosso calibre, chegaram ao local dizendo ser policiais e invadiram a residência e efetuaram tiros de escopeta calibre 12 contra a vítima.
Foram dois disparos contra Thallyson, sendo que um atingiu o rosto e outro a região do joelho. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. A área foi isolada pela Polícia Militar até a chegada das equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica do Rio Grande do Norte.
Após os procedimentos periciais, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Pau dos Ferros, onde passará por exames de necropsia. A Polícia Civil de plantão da regional de Patu esteve presente e iniciou os levantamentos preliminares.
O caso ficará sob responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande, que dará continuidade às investigações para identificar os autores e esclarecer a motivação do homicídio.
De acordo com informações da Polícia Militar, Thallyson Tauam da Silva Oliveira, estava em casa, quando os suspeitos armados com armas de grosso calibre, chegaram ao local dizendo ser policiais e invadiram a residência e efetuaram tiros de escopeta calibre 12 contra a vítima.
Foram dois disparos contra Thallyson, sendo que um atingiu o rosto e outro a região do joelho. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. A área foi isolada pela Polícia Militar até a chegada das equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica do Rio Grande do Norte.
Após os procedimentos periciais, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Pau dos Ferros, onde passará por exames de necropsia. A Polícia Civil de plantão da regional de Patu esteve presente e iniciou os levantamentos preliminares.
O caso ficará sob responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande, que dará continuidade às investigações para identificar os autores e esclarecer a motivação do homicídio.
*Fim da Linha
Assinar:
Postagens (Atom)











































